Com relação às abordagens da administração, da clássica à co...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2013 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: MJSP Prova: CESPE - 2013 - MJ - Administrador |
Q335298 Administração Geral
Com relação às abordagens da administração, da clássica à contingencial, julgue os itens a seguir.

A Teoria das Relações Humanas é marcada pela introdução da aplicação de uma abordagem mais humanística na administração das organizações, em que seu foco são as pessoas, e não as tarefas.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - certo

A Teoria das Relações Humanas, que surgiu com os estudos de Elton Mayo e seus colaboradores, principalmente a partir da experiência de Hawthorne, é um marco na história do pensamento administrativo por introduzir uma abordagem humanística na administração. Ao contrário da Teoria Clássica, que enfatizava a estrutura organizacional, a divisão do trabalho e a busca pela eficiência por meio do desenho e da engenharia dos processos, a Teoria das Relações Humanas colocou as pessoas no centro das preocupações gerenciais.

Com essa nova abordagem, o foco se deslocou das tarefas e da organização formal para as relações entre os trabalhadores e o impacto dessas relações no desempenho. A teoria sugeriu que os aspectos psicológicos e sociais têm uma forte influência na produtividade. Assim, aspectos como a satisfação no trabalho, o clima organizacional, a liderança e a dinâmica de grupo passaram a ser considerados essenciais para o entendimento do comportamento dos indivíduos nas organizações.

A resposta está correta ao afirmar que a Teoria das Relações Humanas inaugurou uma visão mais humanística na gestão das empresas, o que representou uma ruptura significativa com os modelos gerenciais vigentes até então, que eram predominantemente mecanicistas e centrados na estrutura e na tarefa. Portanto, essa nova abordagem foi fundamental para o desenvolvimento de práticas gerenciais mais atentas às necessidades humanas e ao bem-estar dos colaboradores, sendo um passo importante para o desenvolvimento das teorias modernas de gestão de pessoas.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Teoria das Relações Humanas, ou Escola das Relações Humanas, é um conjunto de teorias administrativas que ganharam força com a Grande Depressão criada na quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, em 1929. Com a "Grande Crise" todas as verdades até então aceitas são contestadas na busca da causa da crise. As novas idéias trazidas pela Escola de Relações Humanas trazem uma nova perspetiva para a recuperação das empresas de acordo com as preocupações de seus dirigentes e começa a tratar de forma mais complexa os seres humanos.

Essas teorias criaram novas perspetivas para a administração, visto que buscavam conhecer as atividades e sentimentos dos trabalhadores e estudar a formação de grupos. Até então, o trabalhador era tratado pela Teoria Clássica, e de uma forma muito mecânica. Com os novos estudos, o foco mudou e, do Homo economicus o trabalhador passou a ser visto como "homo social". As três principais caraterísticas desses modelos são:

  • O ser humano não pode ser reduzido a um ser cujo corportamento é simples e mecânico.
  • O homem é, ao mesmo tempo, guiado pelo sistema social e pelas demandas de ordem biológica.
  • Todos os homens possuem necessidades de segurança, afeto, aprovação social, prestígio, e autorrealização.

A partir de então começa-se a pensar na participação dos funcionários na tomada de decisão e na disponibilização das informações acerca da empresa na qual eles trabalhavam. Foram sendo compreendidos aspectos ligados à afetividade humana e percebeu-se os limites no controle burocrático por parte das organizações como forma de regulamentação social.

Fonte :http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_das_rela%C3%A7%C3%B5es_humanas

Correta
Com a abordagem humanística, a teoria administrativa passa por uma revolução conceitual: a transferência antes colocada na tarefa ( pela Administração  Científica) e na estrutura organizacional ( pela Teoria Clássica) para ênfase nas pessoas que trabalham ou que participam nas organizações. A Abordagem Humanística faz com a preocupação com a máquina e com o método de trabalho e preocupação com a organização formal e os princípios da Administração cedam prioridade para a preocupação com as pessoas e os grupos sociais – dos aspectos técnicos e formais para os aspectos psicológicos e sociológicos.
A Abordagem Humanística aparece com o aparecimento da Teoria das Relações Humanas, nos Estados Unidos, a partir da década de 1930. Ela surgiu graças ao desenvolvimento das ciências sociais, notadamente a Psicologia e, em particular, a Psicologia do Trabalho.

Administração Geral e Pública, Idaberto Chiavenato, 3ª Ediação, p. 15
CORRETA


Na Teoria X o trabalhador é visto como uma máquina. É preguiçoso; não gosta do que faz, é motivado unicamente pelo dinheiro (Homo Economicus) e pelo terror ou pressão.

Já na Teoria Y McGregor trás outro conceito completamente oposto, agora trabalhar é tão natural quanto brincar ou mesmo descansar. O trabalhador gosta de responsabilidades; a criatividade do colaborador é fundamental para o sucesso da Organização.

FONTE: 
http://www.foconoconhecimento.com/2013/09/teoria-behaveorista.html

A Teoria da Relações Humanas é, marcada pela introdução da aplicação de uma abordagem mais humanística na administração das organizações, em que o foco são as pessoas, e não as tarefas. Assim, aspectos como integração social dos indivíduos, suas emoções, opiniões e satisfação no trabalho acabam se tornando variáveis fundamentais para a busca da melhora do desempenho do trabalhador.

Fonte:http://www.passeidireto.com/arquivo/2258022/teorias-da-administracao-ii/12

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo