“Para a Educação Musical, como disciplina escolar e política...
“Atualmente, há um maior trabalho de equalização, na bagagem cultural do educando, conhecendo-se as diversas manifestações musicais, discutindo-se o conhecido e abrindo-se espaço ao pouco divulgado. Porém, é também necessário um trabalho cuidadoso com a música comercial em sala de aula. [...] Seja da cultura erudita, seja da cultura popular pouco midiatizada. [...] A própria música popular brasileira, em sentido amplo, ainda não é explorada em toda a sua potencialidade pedagógica” (p. 117).
FUCCI-AMATO, Rita. Escola e educação musical (des)caminhos históricos e horizontes – Papirus, 2012.
As citações do livro da autora Rita Fucci-Amato fazem uma reflexão sobre o desenvolvimento da Educação Musical na escola. Considerando a linguagem da música no Ensino Fundamental, assinale as afirmativas com V para as assertivas VERDADEIRAS e F para assertivas FALSAS e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência, de cima para baixo, na ordem CORRETA.
( ) A prática musical na escola acelera o desenvolvimento cognitivo dos alunos, favorecendo diretamente os índices de aprovação no decorrer dos anos escolares.
( ) O educador, a partir da utilização de recursos pedagógicos como instrumentos musicais, aparelhos de som e mídias digitais, oportuniza aos alunos vivências musicais.
( ) O acesso à cultura erudita e popular por equipamentos culturais de circulação da música e do conhecimento musical será realizado somente no Ensino Médio.
( ) Identificar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço e aprimorando a capacidade de apreciação da estética musical, é uma das habilidades a ser desenvolvida pela Educação Musical no Ensino Fundamental.
A sequência está CORRETA em:
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Tema Central da Questão:
A questão aborda a Educação Musical no Ensino Fundamental, focando na importância de integrar diferentes manifestações musicais e desenvolver habilidades críticas nos alunos. O objetivo é refletir sobre o papel da música na formação integral do estudante, ampliando seu repertório cultural e estético.
Resumo Teórico:
A Educação Musical visa proporcionar uma formação ampla e diversificada, que inclua tanto a música erudita quanto a popular, estimulando a apreciação crítica e a contextualização histórica e cultural dos estilos musicais. Segundo Fucci-Amato, é crucial que os alunos tenham acesso a diferentes formas de expressão musical para enriquecer seu conhecimento e percepção crítica.
Justificativa da Alternativa Correta (B - F, V, F, V):
1. Primeira assertiva (Falsa): A afirmação de que a prática musical acelera diretamente o desenvolvimento cognitivo e índices de aprovação é uma simplificação inadequada. Embora a música traga benefícios cognitivos, ela não garante por si só um aumento nos índices de aprovação escolar.
2. Segunda assertiva (Verdadeira): O uso de recursos pedagógicos como instrumentos musicais e mídias digitais realmente proporciona vivências musicais significativas, alinhando-se ao conceito de uma educação musical rica e diversificada.
3. Terceira assertiva (Falsa): O acesso à cultura erudita e popular não é restrito ao Ensino Médio. Desde o Ensino Fundamental, é recomendado que os alunos sejam expostos a essas manifestações culturais.
4. Quarta assertiva (Verdadeira): Identificar diferentes estilos musicais e contextualizá-los é uma habilidade essencial que deve ser desenvolvida no Ensino Fundamental, promovendo uma apreciação estética mais sofisticada.
Análise das Alternativas Incorretas:
Alternativa A: Está incorreta porque a primeira e a terceira assertivas não são verdadeiras.
Alternativa C: Está incorreta porque a segunda e a quarta assertivas são verdadeiras, mas foram marcadas como falsas.
Alternativa D: Está incorreta porque a primeira e terceira assertivas são falsas, mas foram marcadas como verdadeiras.
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