Com base nos princípios fundamentais de contabilidade, julgu...
Alvo de constantes críticas, o custo histórico como base de valor sofreu alterações com a aprovação da Lei n.º 11.638/2007.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (4)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
[...] o critério de avaliação de ativos baseado no custo histórico sofreu alterações com a aprovação da Lei n.11.638/2007. Por exemplo, o Art. 183 diz que as aplicações em instrumentos financeiros (= instrumento financeiro ativo), inclusive derivativos, deverão ser avaliadas pelo seu valor justo. Exemplos de instrumentos financeiros ativos: ações de uma companhia aberta, Certificado de Depósito Bancário (CDB).
fonte: //hmp.pontodosconcursos.com.br/artigos3.asp?prof=132&art=7190&idpag=1
Gabarito: Certo
Marquei : Errada (Resultado: Errei)
11.06.2020
Quem mais veio por causa do concurso de agente PCDF?? \o/
KKKKKK, cada K é uma lágrima.
Certo
A Lei nº 11.638/2007 trouxe importantes inovações para a contabilidade das sociedades anônimas, fruto da necessidade de alinhamento às normas internacionais de contabilidade. Dentre essas alterações, houve necessidade de mudar o entendimento a respeito do custo histórico, afetando a Resolução CFC nº 750/93 que dispõe sobre os princípios de contabilidade. Antes das alterações, a resolução determinava que o valor original seria mantido enquanto o componente permanecesse como parte do patrimônio, inclusive quando da saída deste. Atualmente, a resolução determina que uma vez integrado ao patrimônio, os componentes patrimoniais, ativos e passivos, podem sofrer variações de correntes dos seguintes fatores: custo corrente, valor realizável, valor presente, valor justo e atualização monetária.
Fonte: Estrategia
GABARITO: CERTO
A Lei nº 11.638/2007 trouxe importantes inovações para a contabilidade das sociedades anônimas, fruto da necessidade de alinhamento às normas internacionais de contabilidade. Dentre essas alterações, houve necessidade de mudar o entendimento a respeito do custo histórico, afetando a Resolução CFC nº 750/93 que dispõe sobre os princípios de contabilidade. Antes das alterações, a resolução determinava que o valor original seria mantido enquanto o componente permanecesse como parte do patrimônio, inclusive quando da saída deste. Atualmente, a resolução determina que uma vez integrado ao patrimônio, os componentes patrimoniais, ativos e passivos, podem sofrer variações decorrentes dos seguintes fatores: custo corrente, valor realizável, valor presente, valor justo e atualização monetária. Cabe destacar que a Resolução CFC nº 1.282/10 incorporou ao Princípio do Registro pelo Valor Original modificações que já vinham sendo adotadas alternativamente no ambiente legal, regulamentar e normativo brasileiro. As variações no custo histórico como o custo corrente e valor realizável já estavam previstas na própria Lei nº 6.404/76 quando se referia à adoção do custo ou mercado, dos dois o menor para avaliação dos estoques. Ademais, o conceito do valor presente já era adotado pelas companhias abertas principalmente para itens como Clientes e Fornecedores por determinação da Comissão dos Valores Mobiliários (CVM).
A atualização monetária, por sua vez, deixou de ser um princípio específico e passou a integrar o de Registro pelo Valor Original. Por fim, o conceito mais inovador que foi introduzido é o de valor justo. Sendo assim, o item está certo
Questões comentadas Prof. Gilmar Possati
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo