Disponível em: <https://www.institutoclaro.org.br/educaca...
Disponível em: <https://www.institutoclaro.org.br/educacao/para-ensinar/planos-de-aula/vozes-verbais/>. Acesso em 15 mar. 2023
Dadas as afirmativas acerca das vozes verbais nos quadrinhos,
I. Transpondo para a voz ativa a locução verbal “são controlados”, presente no 1º quadrinho, o verbo da fala assume a forma “controlam”.
II. Transpondo para a voz passiva analítica a frase: “podemos fazer o que bem entendermos”, no 2º quadrinho, obtém-se a forma verbal “poderemos”.
III. O termo “pelas estrelas”, no 1º quadrinho, desempenha a função sintática de agente da passiva e pratica a ação verbal quando a frase está na voz passiva.
IV. O sujeito da forma verbal “dizem”, no último quadrinho, pratica e recebe a ação, ou seja, ele é, ao mesmo tempo, o agente e o paciente da ação. Dessa maneira, tem-se a voz reflexiva.
verifica-se que está/ão correta/s
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A voz verbal refere-se à forma como o verbo é conjugado em uma frase para indicar se o sujeito realiza a ação (voz ativa) ou recebe a ação (voz passiva). Em português, existem três vozes verbais principais:
Voz Ativa: Nessa voz, o sujeito é o agente da ação expressa pelo verbo. Exemplo: "O menino quebrou o vaso." Nesse caso, o sujeito "o menino" realiza a ação de "quebrar" o vaso.
Voz Passiva: Nessa voz, o sujeito é o receptor da ação expressa pelo verbo. Exemplo: "O vaso foi quebrado pelo menino." Aqui, o sujeito "o vaso" recebe a ação de "quebrar" realizada pelo agente "o menino".
Voz Reflexiva: Nessa voz, o sujeito é simultaneamente o agente e o receptor da ação expressa pelo verbo. Exemplo: "Ela se penteou antes de sair." Nesse caso, o sujeito "ela" realiza a ação de "pentear-se", sendo ao mesmo tempo o agente e o receptor da ação.
Além dessas vozes principais, também existem outras construções verbais menos comuns, como a voz Recíproca, a voz Impersonal e a voz Média. Cada voz verbal tem suas próprias regras de conjugação e uso, e entender a diferença entre elas é importante para a correta comunicação em português.
I. Correta.
Transpondo para a voz ativa a locução verbal “são controlados", presente no 1º quadrinho, o verbo da fala assume a forma “controlam".
Isso mesmo, pois o verbo sai da sua forma de particípio e passa a ser conjugado normalmente. As estrelas controlam…
II. Incorreta.
Transpondo para a voz passiva analítica a frase: “podemos fazer o que bem entendermos", no 2º quadrinho, obtém-se a forma verbal “poderemos". O que bem entendermos pode ser feito por nós. O verbo não assume a forma sugerida pela assertiva uma vez que o objeto direto vira sujeito, o sujeito vira agente
da passiva e o verbo vira uma locução verbal. Não há motivos para alterar o tempo do verbo.
III. Correta.
O termo “pelas estrelas", no 1º quadrinho, desempenha a função sintática de agente da passiva e pratica a ação verbal quando a frase está na voz passiva.
O agente da passiva é iniciado pela preposição e é de fato quem pratica a ação do verbo.
IV. Incorreta.
O sujeito é composto pelo 'papai e mamãe', ambos praticam a ação e não sofrem.
Portanto, somente as assertivas I e III estão corretas.
Gabarito: B
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Letra B
I. A transposição para a voz ativa da locução verbal "são controlados" seria "controlam". Correto.
II. A transposição para a voz passiva analítica da frase "podemos fazer o que bem entendermos com nossas vidas" seria "poderemos fazer o que bem entendermos com nossas vidas". Incorreto, a forma verbal "poderemos" está na voz ativa.
III. O termo "pelas estrelas" desempenha a função sintática de agente da passiva na frase "você acredita que nossos destinos são controlados pelas estrelas". Correto.
IV. O sujeito da forma verbal "dizem" em "não é o que o papai e a mamãe me dizem" é apenas o agente da ação verbal. Incorreto, não se trata de uma voz reflexiva.
Questão maravilhosa para revisar vozes.
Eu considerei a III errada por causa do final: "pratica a ação verbal quando está na voz passiva". Eu considerei essa errada porque a "estrelas" pratica a ação verbal quando está na voz ativa, e nao na passiva. Mas pelo vista eu estava errado
Analisando as afirmativas sobre as vozes verbais nos quadrinhos, podemos verificar que está/estão correta/s:
Alternativa
B) I e III, apenas.
Justificativa:
I. Transpondo para a voz ativa a locução verbal "são controlados", presente no 1º quadrinho, o verbo da fala assume a forma "controlam". Essa afirmativa está correta, pois a transposição para a voz ativa resulta na alteração do sujeito da frase e, consequentemente, na mudança do verbo para a forma "controlam".
II. Transpondo para a voz passiva analítica a frase "podemos fazer o que bem entendermos", no 2º quadrinho, obtém-se a forma verbal "poderemos". Essa afirmativa está incorreta, pois a transposição para a voz passiva analítica da frase mencionada resultaria em "o que bem entendermos pode ser feito", mantendo o verbo auxiliar "podemos" na forma original.
III. O termo "pelas estrelas", no 1º quadrinho, desempenha a função sintática de agente da passiva e pratica a ação verbal quando a frase está na voz passiva. Essa afirmativa está correta, pois "pelas estrelas" é o agente da passiva, responsável pela ação verbal, quando a frase está na voz passiva. Exemplo: "Eles são controlados pelas estrelas".
IV. O sujeito da forma verbal "dizem", no último quadrinho, pratica e recebe a ação, ou seja, ele é, ao mesmo tempo, o agente e o paciente da ação. Dessa maneira, tem-se a voz reflexiva. Essa afirmativa está incorreta, pois a voz reflexiva ocorreria se o sujeito praticasse e recebesse a ação verbal simultaneamente. No caso da forma verbal "dizem", o sujeito é apenas o agente da ação, não ocorrendo a reflexividade.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo