Identifique os itens verdadeiros. Os Textos I e II apresent...
Os Textos I e II apresentam em comum
I. o desaparecimento das singularidades pessoais e sociais no mundo moderno.
II. a aceitação da transitoriedade das coisas da vida.
III. o tempo como agente transformador do mundo.
IV. a expectativa de dias melhores no futuro.
V. a consciência do desconcerto do mundo.
A alternativa em que todos os itens verdadeiros estão devidamente indicados é a
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
I. o desaparecimento das singularidades pessoais e sociais no mundo moderno. FALSO. Os textos não tratam das pessoas e suas singularidades, mas sim do mundo em que se vive, de forma global e genérica.
II. a aceitação da transitoriedade das coisas da vida. FALSO. A transitoriedade das coisas da vida citada no texto I é mostrada de forma negativa e não é possível interpretar como aceitação. Ao contrário do texto II que demonstra tal aceitação. Porém, como a questão pede o que há de comum, não podemos considerar correta a afirmativa.
III. o tempo como agente transformador do mundo. VERDADEIRO. Ambos os textos tratam da transformação do mundo, sendo que o primeiro o retrata de forma negativa e o segundo, com esperança.
IV. a expectativa de dias melhores no futuro. FALSO. No texto I, na linha 26, o autor fala que há um "verdadeiro retrocesso", o que demonstra que ele está um pouco desacreditado do futuro. Ao contrário do que diz o texto II, que cita a expectativa de um "mundo novo, ainda em estado de soluços e esperança."
V. a consciência do desconcerto do mundo. VERDADEIRO. De um lado, o texto I reconhece que tal desconcerto do mundo se dá pela globalização perversa, enquanto o texto II identifica esse desconcerto, mas analisa de forma esperançosa o futuro.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo