Para fins das normas de auditoria, a materialidade para exe...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1963228 Auditoria
Para fins das normas de auditoria, a materialidade para execução da auditoria significa o valor ou valores fixados pelo auditor: 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

NBC TA 300 definição de materialidade na auditoria

Gabarito: A

Para fins das normas de auditoria, materialidade para execução da auditoria significa o valor ou valores fixados pelo auditor, inferiores ao considerado relevante para as demonstrações contábeis como um todo, para adequadamente reduzir a um nível baixo a probabilidade de que as distorções não corrigidas e não detectadas em conjunto, excedam a materialidade para as demonstrações contábeis como um todo.

NBC TA 320 (R1) - Materialidade no Planejamento e na Execução da Auditoria.

Definição:

  • Para fins das normas de auditoria, materialidade para execução da auditoria significa o valor ou valores fixados pelo auditor, "inferiores" ao considerado relevante para as demonstrações contábeis como um todo, para adequadamente reduzir a um nível baixo a probabilidade de que as distorções não corrigidas e não detectadas em conjunto, excedam a materialidade para as demonstrações contábeis como um todo.

  • Se aplicável, materialidade para execução da auditoria refere-se, também, ao valor ou valores fixados pelo auditor "inferiores" ao nível ou níveis de materialidade para classes específicas de transações, saldos contábeis e divulgações

Letra A.

Para fins das normas de auditoria, a materialidade para execução da auditoria significa o valor ou valores fixados pelo auditor. Vou comentar sucintamente cada alternativa:

A. Inferiores ao considerado relevante para as demonstrações contábeis como um todo, para adequadamente reduzir a um nível baixo a probabilidade de que as distorções não corrigidas e não detectadas em conjunto, excedam a materialidade para as demonstrações contábeis como um todo.

Correto. A materialidade é definida para garantir que as distorções relevantes sejam identificadas e tratadas adequadamente.

B. Dos resultados da amostragem de um procedimento de auditoria em particular, embora isso possa ter um efeito importante em outras áreas da auditoria, como por exemplo, na avaliação do risco de fraude ou da adequação de erros no cálculo da provisão para créditos de liquidação duvidosa.

Incorreto. A materialidade não está relacionada à amostragem específica, mas sim ao valor global das demonstrações contábeis.

C. Superiores às informações obtidas de fonte independente e que podem não ser confiáveis se a fonte não tiver conhecimento ou se for possível que o especialista da administração não tenha objetividade.

Incorreto. A materialidade não está relacionada à confiabilidade das fontes de informação.

D. Para a determinação da natureza, da época e da extensão dos procedimentos de avaliação de risco, e dos procedimentos de auditoria adicionais, à medida que eles não se relacionam com as divulgações, considerando tanto a ampla gama de informações quanto o nível de detalhes que possam estar incluídos nessas divulgações.

Incorreto. Essa alternativa não descreve corretamente a materialidade.

E. De acordo com uma taxa de desvio da amostra inesperadamente baixa e que pode levar a um aumento no risco identificado de distorção relevante, a menos que sejam obtidas evidências adicionais de auditoria que comprovem a avaliação inicial.

Incorreto. Essa alternativa também não está relacionada à materialidade.

Portanto, a alternativa correta é a A. A materialidade é fundamental para garantir que a auditoria seja focada nas distorções relevantes e que os riscos sejam adequadamente avaliados.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo