Na década de 60 foi instituído o Regime Militar que teve ca...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (8)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Uma das características marcantes do Regime Militar instituído na década de 60 no Brasil foi a repressão e a censura, estas que foram formalizadas e intensificadas com a decretação do Ato Institucional n. 5 (AI-5). Este ato deu ao governo poderes excepcionais, permitindo a suspensão de direitos constitucionais, o fechamento do Congresso Nacional e a intervenção nos estados e municípios, além de fortalecer o mecanismo de censura à imprensa e à produção cultural, e aumentar a repressão aos que eram contra o regime. O AI-5 marcou assim um período de endurecimento do regime militar, gerando um ambiente de insegurança e medo devido à possibilidade de prisão e tortura de opositores políticos e qualquer pessoa considerada subversiva.
As outras alternativas não descrevem corretamente as características do regime. Não houve uma política de distribuição igualitária de renda; pelo contrário, a desigualdade social foi acentuada. As eleições eram indiretas para cargos executivos e legislativos, mas o presidente era escolhido pelo Congresso Nacional em um contexto de restrição democrática. As forças armadas não foram unificadas sob o controle total do ministério da defesa, elas mantiveram sua autonomia e poder significativo durante o regime. A Igreja Católica, por sua vez, teve segmentos que apoiaram e outros que se opuseram ao regime, não havendo um apoio uniforme da instituição.
Sendo assim, a alternativa correta e que corresponde à realidade histórica é a alternativa C, que menciona de forma assertiva o impacto do AI-5 no contexto da ditadura militar brasileira.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O AI-5, o mais duro de todos os Atos Institucionais, foi emitido pelo presidente Artur da Costa e Silva em 13 de dezembro de 1968.
GABARITO LETRA-C.
GABARITO - C
alguém poderia justificar o erro da Letra E sendo que algumas fontes cita apoio da igreja.
A alternativa "E" tbm esta correta, posso está equivocado
Em relação a essa questão a letra C é a certa, em contra partida aos questionamentos relacionados a letra E, a Igreja apoiou o regime militar com o intenção de afastar a "ameaça comunista"e não como o autoritarismo e as desigualdades como premissa.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo