Com relação a aspectos citológicos, como parede celular, org...
A função da cromatina é o armazenamento, que consiste na transmissão e expressão das informações do código genético do indivíduo, sendo a heterocromatina caracterizada como a cromatina frouxa, desespiralizada; e a eucromatina, como a cromatina densa.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: Errado
A questão trata de aspectos citológicos, particularmente sobre a estrutura da cromatina e suas funções. Para resolver essa questão, é fundamental entender a diferença entre heterocromatina e eucromatina, bem como o papel da cromatina em geral.
A cromatina é uma complexa associação de DNA e proteínas encontradas no núcleo das células eucarióticas. Sua função é o armazenamento, transmissão e expressão das informações genéticas.
A heterocromatina e a eucromatina são dois estados de condensação da cromatina:
Heterocromatina: É a forma mais condensada da cromatina, estando geralmente associada a regiões inativas do DNA, ou seja, regiões que não estão sendo transcritas ativamente. Isso é o oposto do que foi dito na questão, que erroneamente caracterizou a heterocromatina como "frouxa" e "desespiralizada".
Eucromatina: É a forma menos condensada da cromatina, associada a regiões ativas do DNA, ou seja, regiões onde ocorre a transcrição de genes. A questão incorretamente descreveu a eucromatina como "densa".
Resumindo:
A alternativa está errada porque inverteu as características da heterocromatina e da eucromatina. A heterocromatina é densa e espiralizada, enquanto a eucromatina é frouxa e desespiralizada.
Espero que essa explicação tenha sido clara e útil! Se tiver mais alguma dúvida, estarei à disposição para ajudar.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O material genético dos eucariotos está representado pelo DNA, sob a forma de cromatina, constituída na sua maioria por moléculas de DNA descondensadas, ou associado a proteínas histonas em dobramentos formando fibras de 11nm a 30nm de espessura, nas células interfásicas.
Neste período interfásico a cromatina pode ser distinta em eucromatina, na sua forma descondensada, correspondendo a regiões em transcrição ativa, e heterocromatina, com regiões do material genético que não estão envolvidas na transcrição, podendo mostrar-se bastante densa nas colorações ao microscópio de luz ou mesmo ao microscópio eletrônico. Nas células em divisão as moléculas de DNA mostram-se em níveis de condensação superior, passando por fibras de 300nm até sua condensação máxima em fibras de 700nm de espessura que formam os cromossomos.
A EUCROMATINA É A PARTE QUE SERÁ LIDA NA PRODUÇÃO DE PROTEÍNAS E ESTARÁ DESESPIRALIZADO
HETEROCROMATINA É A PARTE QUE NÃO SERÁ LIDA NA PRODUÇÃO DE PROTEÍNAS E ESTARÁ ESPIRALIZADA.
Cromatina consiste num complexo de DNA, RNA e proteínas que está presente no núcleo celular dos eucariontes, em forma de um longo filamento. As histonas são as principais proteínas que formam as cromatinas.
A cromatina costuma ser dividida em duas categorias, de acordo com a sua condição: eucromatina e heterocromatina.
Eucromatina: quando os filamentos de cromatina estão menos condensados significa que possui DNA ativo, ou seja, a célula é capaz de "ler" o conteúdo deste material genético.
Heterocromatina: os filamentos estão condensados, enrolados entre si num emaranhado. Neste caso, o DNA está inativo, pois as células naquele momento não são capazes de codificar o material genético condensado.
Heterocromatina = DEEEEENSA QUE É DIFICIL SE EXPRESSAR
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo