Dadas as afirmativas acerca da hanseníase, I. É uma doen...
I. É uma doença crônica, cujo agente etiológico é o Mycobacterium leprae que infecta os nervos periféricos e, mais especificamente, as células de Schwann. II. O agente etiológico é transmitido pelas vias respiratórias e não pelos objetos utilizados pelo paciente. Estima-se que a maioria da população possua defesa natural contra o M. leprae. III. Entende-se como taxa de detecção da hanseníase o número de casos de hanseníase em curso de tratamento, por 10 mil habitantes, existentes na população estudada.
verifica-se que está/ão correta/s
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
I- Verdadeira- A hanseníase é uma doença crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que pode afetar qualquer pessoa. Caracteriza-se por alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos e pode gerar incapacidades permanentes.
II - Verdadeira- Conforme Guia prático sobre a hanseníase do Ministério da Saúde, a bactéria é transmitida pelas vias respiratórias (pelo ar), e não pelos objetos utilizados pelo paciente. Estima-se que a maioria da população possua defesa natural (imunidade) contra o M. leprae. Portanto, a maior parte das pessoas que entrarem em contato com o bacilo não irão adoecer.
III - Falsa- A alternativa propõe que entende-se como taxa de detecção da hanseníase o número de casos de hanseníase em curso de tratamento, por 10 mil habitantes, existentes na população estudada, estando incorreta, a Taxa de detecção de hanseníase na população geral: Número de casos novos confirmados de hanseníase em residentes X 100.000 / População total residente no período determinado.
Gabarito: Letra D
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Guia prático sobre a hanseníase [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. – Brasília : Ministério da Saúde, 2017. 68 p. : il.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
I. É uma doença crônica, cujo agente etiológico é o Mycobacterium leprae que infecta os nervos periféricos e, mais especificamente, as células de Schwann.
***Há também a Bactéria M. Lepromatosis, descoberta no início dos anos 2000, a partir de estudos genéticos. Esta é a causadora da forma grave de hanseníase.
II. O agente etiológico é transmitido pelas vias respiratórias e não pelos objetos utilizados pelo paciente. Estima-se que a maioria da população possua defesa natural contra o M. leprae.
***Apesar da transmissão via contato com a pele ou outros meios não pode ser totalmente excluída, atualmente só se conhece a forma de transmissão da pessoa doente que apresenta a forma infectante da doença (multibacilar – MB), estando sem tratamento, ela elimina o bacilo pelas vias respiratórias (secreções nasais, tosses, espirros)
III. Entende-se como taxa de detecção da hanseníase o número de casos de hanseníase em curso de tratamento, por 10 mil habitantes, existentes na população estudada.
***A taxa de detecção de hanseníase é por 10mil habitantes, porém não só em curso de tratamento mas em qualquer de suas formas clínicas indicando sua exposição ao bacilo.
o Brasil, adota-se a seguinte classificação das taxas de detecção de casos por 10 mil habitantes: baixa (<0,2), média (0,2-0,9), alta (1,0-1,9), muito alta (2,0-3,9) e situação hiperendêmica (≥4,0). Taxas elevadas refletem, em geral, baixos níveis de condições de vida, de desenvolvimento socioeconômico e de atenção à saúde.
Questão passível de anulação. A Hanseniase é uma doença INFECCIOSA, cujo agente etiológico é o Mycobacterium leprae
doença Infecciosas crônica, cabe recurso
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo