Segundo a Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017. Pol...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver esta questão, precisamos compreender o que a Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017, que estabelece a Política Nacional de Atenção Básica, diz sobre os tipos de equipes de saúde, em especial a Equipe de Saúde da Família (eSF).
A questão pede para identificar a alternativa INCORRETA. Vamos analisar cada uma delas:
A - A composição mínima da Equipe de Saúde da Família (eSF) inclui um médico, enfermeiro, auxiliar ou técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde (ACS), sendo preferencialmente especialistas em saúde da família. Além disso, pode incluir agentes de combate às endemias (ACE) e profissionais de saúde bucal. Esta alternativa está correta conforme a Portaria.
B - O número de agentes comunitários de saúde (ACS) deve ser definido com base em critérios como a população, demografia, epidemiologia e condições socioeconômicas locais. Esta alternativa também está correta, pois reflete o que a legislação estabelece.
C - Em áreas de grande dispersão territorial, risco e vulnerabilidade social, a cobertura de 100% da população por ACS com um número máximo de 350 pessoas por ACS é uma generalização incorreta. Na prática, o número de pessoas por ACS pode variar, mas não há uma determinação de cobertura máxima de 350 pessoas por ACS na Portaria. Esta é a alternativa INCORRETA.
D - Esta alternativa sugere que todas as anteriores estão corretas, o que não é verdade, uma vez que a alternativa C é incorreta. Portanto, esta alternativa é incorreta.
Conclusão: A alternativa C é a incorreta, pois contém um erro na interpretação sobre a cobertura populacional por ACS de acordo com a Portaria nº 2.436/2017.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
C) Em áreas de grande dispersão territorial, áreas de risco e vulnerabilidade social, recomenda-se a cobertura de 100% da população com número máximo de 750 pessoas por ACS.
Em áreas de grande dispersão territorial, áreas de risco e vulnerabilidade social, recomenda-se a cobertura de 100% da população com número máximo de 750 pessoas por ACS.
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt2436_22_09_2017.html
ACS são 750
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo