São doenças e agravos de notificação compulsória a
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (11)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Difteria é uma doença de notificação compulsória imediata, a gripe não é de notificação compulsória. Alternativa B está errada.
Dengue é uma doença de notificação compulsória semanal, a gripe não é de notificação compulsória. Alternativa C está errada.
Botulismo é uma doença de notificação compulsória imediata, a otite não é de notificação compulsória. Alternativa D está errada.
Leptospirose é uma doença de notificação compulsória imediata, a hanseníase é de notificação compulsória semanal. Alternativa E está correta.
Gabarito do Professor: Letra E
Bibliografia
Brasil. Ministério da Saúde, Gabinete do Ministro. Portaria GM/MS 1.102, de 13 de maio de 2022. Altera o Anexo 1 do Anexo V à Portaria de Consolidação GM/MS nº 4, de 28 de setembro de 2017, para incluir o Sars-CoV-2 no item da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associada a coronavírus e incluir a covid-19, a Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P) associada à covid-19 e a Síndrome Inflamatória Multissistêmica em Adultos (SIM-A) associada à covid-19 na Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública, nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
- Acidente de trabalho
- Aids
- Coqueluche
- Meningites
- Sarampo e rubéola (doenças exantemáticas)
- Síndrome Gripal (com dados COVID19)
- Síndrome Respiratória Aguda Grave (com dados COVID19)
- Surtos Notificados (incluindo Síndrome Gripal)
- Planilha de Acompanhamento de Surtos (incluindo Síndrome Gripal)
- Tuberculose
- Violência e Acidentes
Notificação Compulsória: comunicação obrigatória à autoridade de saúde, realizada pelos médicos, profissionais de saúde ou responsáveis pelos estabelecimentos de saúde, públicos ou privados, sobre a ocorrência de suspeita ou confirmação de doença, agravo ou evento de saúde pública, descritos no anexo, podendo ser imediata ou semanal.
Leptospirose (imediata) e a hanseníase (semanal)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo