A esquistossomose mansônica é uma doença parasitária causad...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2171414 Enfermagem
A esquistossomose mansônica é uma doença parasitária causada pelo trematódeo Schistosoma mansoni. Sobre essa doença, é correto afirmar que 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A Esquistossomose Mansônica é uma doença parasitária, causada pelo trematódeo Schistosoma mansoni, cuja sintomatologia clínica depende de seu estágio de evolução no homem.

A) Correta- Conforme Vigilância da Esquistossomose Mansoni: diretrizes técnicas do Ministério da Saúde a estratégia de tratamento a ser utilizada tem por base o percentual de positividade encontrado na localidade após a realização de inquéritos censitários bianuais ou anuais na população e tratamento dos portadores diagnosticados, a cada 2 (dois) anos, até a interrupção da transmissão.

B) Incorreta - A alternativa propõe que após uma semana de infecção, há risco do quadro clínico evoluir para a fase crônica, cujas formas clínicas são: hepatointestinal, hepática, hepatoesplênica compensada e hepatoesplênica descompensada, estando incorreta,  após seis meses de infecção, há risco do quadro clínico evoluir para a fase crônica. 

C) Incorreta - A alternativa propõe que é considerado um caso suspeito um indivíduo residente e/ou procedente de área endêmica com quadro clínico sugestivo das formas aguda, crônica ou assintomática, que apresente ovos viáveis de S. mansoni nas fezes, estando incorreta, caso suspeito  é o Indivíduo residente e/ou procedente de área endêmica com quadro clínico sugestivo das formas aguda, crônica ou assintomática, com história de contato com as coleções de água onde existam caramujos eliminando cercárias. Todo caso suspeito deve ser submetido a exame parasitológico de fezes.

D) Incorreta - A alternativa propõe que no ciclo da doença, estão envolvidos dois hospedeiros, um definitivo e um intermediário. No Brasil, os hospedeiros definitivos são os caramujos do gênero  Biomphalaria:B. glabrata, B. tenagophil e B. straminea, estando incorreta, o homem é o principal hospedeiro definitivo e nele o parasita apresenta a forma adulta, reproduzindo-se sexuadamente, possibilitando a eliminação dos ovos do S. mansoni. No Brasil, os hospedeiros intermediários são os caramujos do gênero Biomphalaria: B. glabrata, B. tenagophila, B. straminea. 

E) Correta- A Esquistossomose Mansônica é uma doença parasitária, causada pelo trematódeo Schistosoma mansoni, cuja sintomatologia clínica depende de seu estágio de evolução no homem. A fase aguda pode ser assintomática ou apresentar-se como dermatite cercariana, caracterizada por micropápulas eritematosas e pruriginosas, até cinco dias após a infecção. Com cerca de 3 a 7 semanas após a exposição, pode ocorrer a febre de Katayama, caracterizada por linfadenopatia, febre, anorexia, dor abdominal e cefaléia. Esses sintomas podem ser acompanhados de diarreia, náuseas, vômitos ou tosse seca, ocorrendo hepatomegalia. 

Gabarito Banca: Letra A
Gabarito Monitor: Anulada


Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Vigilância da Esquistossomose Mansoni : diretrizes técnicas / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. – 4. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014. 144 p. : il


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

É uma doença infecciosa parasitaria causada por um verme muito pequeno denominado schistosoma mansoni.

É também conhecida como “doenças dos caramujos”, “Barriga d'água” ou “Xistosa”. esquistossomose mansônica é encontrada naÁfrica,Ásia e naAmérica doSul.

No ciclo da doença, estão relacionados dois hospedeiros, o definitivo (homem) e o intermediário (caramujo aquático).

O período de incubação ocorre em média de 1 a 2 meses após a infecção. Pessoa infectada defeca na água em rios, lagos,represas etc.  Os ovos quando em contato com a água eclodem e liberam as larvas chamadas de miracídios, que penetram nos caramujos.  Após o caramujo ser um hospedeiro intermediário, liberam larvas chamadas cercárias; que penetram nas pessoas através da pele, quando entram em contato com a água.  Quando em contato com a pele da pessoa as cercárias caem na corrente sanguínea, sendo o fígado o órgão preferencial. No fígado, as formas jovens se diferenciam sexualmente e crescem alimentando-se de sangue, migram para as veias do intestino onde alcançam a forma adulta acasalam-se e iniciam a postura de ovos recomeçando o ciclo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo