Conforme Koch e Elias (2011), nas passagens do primeiro pará...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1052358 Português
Leia o texto para responder à questão.

    Meu vizinho das quintas-feiras, Sérgio Rodrigues, já abordou o tema com muito mais propriedade do que eu seria capaz, mas ele tem me irritado tanto (o tema, não o Sérgio) que vou invadir o quintal alheio e bater na mesma tecla. De um ano pra cá, comecei a ouvir frases do tipo “não é sobre opinião, é sobre respeito” ou “não é sobre alimentação, é sobre saúde”, “não é sobre direitos, é sobre deveres”.
    A primeira vez que me deparei com este novo uso do “sobre”, pensei que estavam falando “sobre” algum filme, livro ou peça de teatro. A respeito de “Superman I”, por exemplo, poderíamos dizer que “não é sobre superpoderes, é sobre amor”. Assim como “Casa de Bonecas”, do Ibsen, “não é sobre um casamento, é sobre a liberdade”. Prestando mais atenção, porém, percebi que o sentido era outro. Era o “sobre” como “ter a ver com”. Trata-se de uma tradução troncha de “it’s not about”, que os anglófonos usam a torto e a direito. Ou melhor, nós usamos torto, eles usam direito.
(Antônio Prata, Sobre o “sobre”. Em: Folha de S.Paulo, 29.10.2017)
Conforme Koch e Elias (2011), nas passagens do primeiro parágrafo “mas ele tem me irritado tanto” e “(o tema, não o Sérgio)”, as expressões em destaque correspondem aos seguintes mecanismos de coesão, respectivamente:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: LETRA C

? retomada anafórica pronominal, que teria potencialmente dois referentes, se não houvesse a ressalva entre parênteses; expressão nominal definida, com retomada de termo já empregado anteriormente.

? Meu vizinho das quintas-feiras, Sérgio Rodrigues, já abordou o tema com muito mais propriedade do que eu seria capaz, mas ele tem me irritado tanto (o tema, não o Sérgio)

? Retomada anafórica (ana volta) através do pronome pessoal do caso reto "ele" (substituindo o substantivo "Sérgio", mas deixa uma dualidade, também poderia estar se referindo ao substantivo "tema") assim, o que vem entre parênteses serve para desfazer qualquer ambiguidade possível.

Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

Assertiva C

retomada anafórica pronominal, que teria potencialmente dois referentes, se não houvesse a ressalva entre parênteses; expressão nominal definida, com retomada de termo já empregado anteriormente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo