O tétano acidental é uma toxinfecção grave causada pela ação...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a D: quanto menor o tempo de incubação do bacilo, maior a gravidade e pior o prognóstico.
Vamos entender o porquê desta resposta ser a correta e analisar as demais alternativas.
O tétano acidental é uma infecção grave causada pela ação de exotoxinas produzidas pelo Clostridium tetani. Trata-se de uma infecção não contagiosa, que se desenvolve através da introdução dos esporos do bacilo em feridas abertas. As toxinas produzidas pelo Clostridium tetani são neurotoxinas extremamente potentes e podem causar espasmos musculares dolorosos e rigidez.
Alternativa D: correta. Quanto menor o tempo de incubação do bacilo, maior a gravidade e pior o prognóstico.
Esta alternativa está correta porque há uma correlação direta entre o tempo de incubação do Clostridium tetani e a gravidade do tétano. Um tempo de incubação curto geralmente indica uma carga bacteriana maior e uma produção mais rápida das toxinas, resultando em sintomas mais graves e um pior prognóstico.
Alternativas incorretas:
A: o diagnóstico do tétano acidental depende de confirmação laboratorial.
Essa alternativa está incorreta porque o diagnóstico do tétano é essencialmente clínico. Ele é baseado na história do paciente (como feridas ou traumas recentes) e nos sinais e sintomas característicos (como trismo, rigidez muscular e espasmos). Os testes laboratoriais não são necessários para confirmar o diagnóstico.
B: o bacilo é contagioso e o período de transmissibilidade varia entre um a cinco dias.
Essa afirmação está incorreta porque o Clostridium tetani não é contagioso. O tétano não se transmite de pessoa para pessoa. A infecção ocorre quando esporos do bacilo entram no corpo através de feridas.
C: o paciente, mesmo considerado grave, segue com o tratamento em domicílio.
Essa alternativa está incorreta. Pacientes com tétano, especialmente os considerados graves, necessitam de cuidados intensivos em ambiente hospitalar. O tratamento inclui administração de imunoglobulina tetânica, cuidados de suporte (como ventilação assistida, se necessário) e administração de antibióticos.
E: um indivíduo contaminado pode transmitir o bacilo para outro indivíduo pelo contato pele a pele.
Esta alternativa também está incorreta. Como mencionado anteriormente, o tétano não é uma doença contagiosa. Não há transmissão de pessoa para pessoa, seja por contato pele a pele ou de outra forma.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O Tétano acidental é uma infecção causada por bactéria (clostridium tetani)encontrada na natureza e não é contagiosa. A principal forma de prevenção é por meio da vacina pentavalente. A bactéria causadora do tétano acidental pode ser encontrada na pele, fezes, terra, galhos, plantas baixas, água suja, poeira.
O tétano acidental não é uma doença transmitida de pessoa a pessoa. A transmissão ocorre, geralmente, pela contaminação de um ferimento da pele ou mucosa.
O diagnóstico do tétano é clínico, ou seja, não depende de confirmação laboratorial.
Nos casos em que o período de incubação é menor que 7 dias, o prognóstico é pior. Quanto menor for o tempo de incubação, maior a gravidade e pior o prognóstico.
O período de incubação (tempo que os sintomas levam para aparecer desde a infecção) é curto: em média de 5 a 15 dias, mas pode variar de 3 a 21 dias.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo