As relações entre dieta e nutrição com as enfermidades neuro...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver a questão apresentada, é fundamental entender a relação entre dieta e condições neurológicas, assim como os impactos que a nutrição pode ter em diversas doenças do sistema nervoso. O conhecimento sobre dietoterapia, especialmente em casos de doenças neurológicas, é essencial.
A alternativa correta é a letra C: "Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras."
Justificativa:
Afirmação 1: É verdadeira. A má nutrição é comum em pacientes com disfagia devido à paralisia bulbar e outras condições neurológicas como a esclerose lateral amiotrófica (ELA). A utilização da gastrostomia ajuda na alimentação desses pacientes e pode prolongar a sua sobrevida.
Afirmação 2: É falsa. As dietas cetogênicas são conhecidas por serem ricas em gorduras e pobres em carboidratos, ao contrário do que afirma o enunciado. Elas são usadas no controle das crises epiléticas, mas não com alta quantidade de carboidratos.
Afirmação 3: É verdadeira. A redução de aminoácidos na dieta pode melhorar a absorção da levodopa, um medicamento usado no tratamento do mal de Parkinson. Isso ocorre porque aminoácidos competem com a levodopa pelo transporte no intestino e no cérebro.
Afirmação 4: É falsa. Embora a desnutrição associada ao alcoolismo possa levar a problemas neurológicos, a degeneração cerebelar não é específica e exclusivamente correlacionada com tal condição.
Portanto, as afirmações corretas são a 1 e a 3, justificando a alternativa C como a correta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito letra C. Apenas os itens 1 e 3 estão corretos.
Item 2 está incorreto por conta de falar que a dieta cetogênica é é rica em carboidratos. Sendo ela rica em gorduras. Mas ressalto que a dieta cetogênica realmente ajuda no controle das crises de epilepsia.
1. A má nutrição é frequente em doentes com disfagia devido à paralisia bulbar e a afecções neurológicas, incluindo a esclerose lateral amiotrófica (ELA). O uso da gastrostomia para alimentar o doente prolonga a sobrevida desses doentes.
Correta.
2. As dietas cetogênicas com elevada quantidade de carboidrato colaboram com o controle das crises epiléticas.
Incorreta: a dieta cetogênica pode ser utilizada no tratamento de todos os tipos de convulsões em crianças com epilepsia intratável cujas terapias com medicamentos falharam. A dieta cetogênica possui possui efeitos colaterais mínimos e os riscos apresentados baixa taxa de açúcar no sangue, dores de estômago, a princípio causadas pelas grandes quantidades de gordura, e constipação.
3. A redução de aminoácidos na dieta e o aumento de fibras dietéticas melhoram a absorção da levodopa e, portanto, sua eficácia no tratamento do mal de Parkinson.
Correta.
4. A degeneração cerebelar está especificamente correlacionada com a desnutrição que ocorre com o alcoolismo.
Incorreta: os distúrbios cerebelares têm inúmeras causas, incluindo malformações congênitas, ataxias hereditárias e doenças adquiridas. Os sintomas variam de acordo com a causa, mas tipicamente abrangem ataxia (marcha normal com base alargada em decorrência do comprometimento da coordenação muscular). O diagnóstico é clínico e também por exames de imagem às vezes por exames genéticos. O tratamento geralmente é apenas de suporte, a menos que a causa seja adquirida ou reversível.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo