Em relação a um produto ou serviço prestado, o custo pode se...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
- CLASSIFICAÇÃO PELA ALOCAÇÃO AOS BENS E SERVIÇOS
- CUSTOS DIRETOS: São aqueles facilmente identificados e apropriados aos produtos, processos,setores, etc. Exemplo: Consumo de matérias primas e utilização da mão de obra direta.
- CUSTOS INDIRETOS: São aqueles de difícil identificação aos produtos/serviços e sua apropriação depende de critérios de rateio, para serem alocados aos produtos/serviços. Exemplo: Gastos com seguros de máquinas utilizadas na produção.
- CLASSIFICAÇÃO PELA VARIABILIDADE (VOLUME DE PRODUÇÃO) Trata-se da classificação dos custos em relação com o volume de produção. Neste caso os custos podem ser:
-
- CUSTOS FIXOS: São aqueles que independem do nível de atividade (produção) da empresa no curto prazo, ou seja, não variam com as alterações no volume de produção. Exemplo: Gastos com o salário do gerente de produção.
- CUSTOS VARIÁVEIS: São aqueles intimamente ligados ao nível de atividade (produção) da empresa e, conseqüentemente, aumentam ou diminuem em relação ao nível de produção. Exemplo: Gastos com matérias primas utilizados no processo produtivo.
-
- CUSTOS SEMIFIXOS: Também denominados de custos por degraus, são aqueles fixos numa determinada faixa de produção, mas que variam se há mudanças desta faixa. Exemplo: Gastos com o consumo de água apresenta um valor fixo até 10m3, acima desse consumo o valor sofre variações.
-
- CUSTOS SEMIVARIÁVEIS: São gastos que variam, porém, não acompanham linearmente a variação da produção, ou seja apresentam uma parcela fixa mesmo que nada seja produzido. Exemplo: Aluguel de máquinas copiadoras, que se cobra uma parcela fixa mesmo que nenhuma cópia seja tirada.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo