Assinale a alternativa CORRETA

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q968896 Segurança e Saúde no Trabalho
Assinale a alternativa CORRETA
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: A - Na prevenção da “síndrome do edifício doente”, devem ser atendidos os Padrões Referenciais de Qualidade do Ar Interior em ambientes climatizados artificialmente de uso público e coletivo, conforme a Resolução n. 9, de 16 de janeiro de 2003, da ANVISA.

A síndrome do edifício doente é uma condição em que os ocupantes de um prédio apresentam sintomas de problemas de saúde ou desconforto que estão diretamente ligados ao tempo passado no edifício. A resolução da ANVISA mencionada na alternativa correta estabelece padrões para a qualidade do ar interior, visando a promoção de um ambiente saudável em locais climatizados artificialmente.

Alternativa B: Incorreta. A exigência de um suporte para os pés em atividades realizadas em posição sentada deve se adaptar ao comprimento das pernas, e não ao comprimento do tronco. Isso é importante para garantir uma postura adequada e evitar problemas ergonômicos.

Alternativa C: Incorreta. A referência correta sobre a medição dos níveis de iluminamento está no subitem 17.5.3.4 da NR 17, não no 17.5.3.3. Além disso, quando não for possível definir o campo de trabalho, a medição deve ser feita a uma altura de 0,75 m do piso, e não 0,5 m, conforme a norma.

Alternativa D: Incorreta. Apesar da necessidade de adaptar o mobiliário para atender às necessidades de pessoas com deficiência ou medidas antropométricas fora do padrão, a exclusão das ajudas técnicas é incorreta. As ajudas técnicas são essenciais e devem ser fornecidas para facilitar a integração e o conforto no trabalho.

Alternativa E: Incorreta. O nível de ruído aceitável para efeitos de conforto em ambientes de trabalho é de até 55 dB(A), enquanto a curva de avaliação de ruído (NC) não deve exceder 50, conforme os parâmetros geralmente aceitos nas normas de conforto acústico.

É importante que os candidatos a concursos tenham conhecimento sobre as normas regulamentadoras e demais resoluções que visam a segurança e saúde no trabalho, pois essas regulamentações asseguram condições adequadas e confortáveis no ambiente laboral.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A síndrome do edifício doente foi reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1982, após a comprovação de que a morte de 34 pessoas e a constatação de que 182 casos de contágio com a bactéria denominada Legionella pneumophila foram ocasionados pela contaminação do ar interno de um hotel na Filadélfia.

a) alternativa CORRETA

b) 17.3.4 Para as atividades em que os trabalhos devam ser realizados sentados, a partir da análise ergonômica do trabalho, poderá ser exigido suporte para os pés, que se adapte ao comprimento da perna do trabalhador.

c) 17.5.3.3 Os métodos de medição e os níveis mínimos de iluminamento a serem observados nos locais de trabalho são os estabelecidos na Norma de Higiene Ocupacional n.º 11 (NHO 11) da Fundacentro - Avaliação dos Níveis de Iluminamento em Ambientes de Trabalho Internos. (Alterado pela Portaria MTb n.º 876, de 24 de outubro de 2018)

d) 9.1. Para as pessoas com deficiência e aquelas cujas medidas antropométricas não sejam atendidas pelas especificações deste Anexo, o mobiliário dos postos de trabalho deve ser adaptado para atender às suas necessidades, e devem estar disponíveis ajudas técnicas necessárias em seu respectivo posto de trabalho para facilitar sua integração ao trabalho,levando em consideração as repercussões sobre a saúde destes trabalhadores.

e)NBR 10152 fixa os níveis de ruído compatíveis com o conforto acústico em ambientes diversos. Dessa forma, o nível confortável para hospital é diferente do nível confortável em uma escola!

Maior exemplo de Síndrome do Edifício Doente, foi com a morte do então Ministro das Comunicações, Sérgio Motta.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo