Na Classificação Decimal Universal, o recurso de intercalaçã...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2016 Banca: FCC Órgão: AL-MS Prova: FCC - 2016 - AL-MS - Biblioteconomista |
Q769269 Biblioteconomia
Na Classificação Decimal Universal, o recurso de intercalação I. é o emprego de um auxiliar como infixo, e não como prefixo ou sufixo de um número principal. II. tem por objetivo tornar mais útil o arranjo de documentos ou de suas referências quando classificados. III. só pode ser empregado com auxiliares que possuem sinais biterminais, ou seja, parênteses ou aspas: os auxiliares comuns de forma, lugar, raça e tempo. Em relação a esse recurso,
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a A. Vamos explorar o porquê dessa escolha e entender melhor o tema.

A questão aborda o recurso de intercalação na Classificação Decimal Universal (CDU). Este é um método que permite inserir um auxiliar dentro de um número principal, o que ajuda a organizar documentos de forma mais detalhada e específica.

Vamos analisar cada item da questão:

I. O item está correto. Na CDU, o recurso de intercalação consiste em usar um auxiliar como infixo, ou seja, dentro de um número classificador, e não apenas como prefixo ou sufixo. Este método é utilizado para melhorar a especificidade e a precisão na organização dos temas.

II. Também correto. O objetivo do recurso de intercalação é, de fato, tornar mais útil o arranjo de documentos, ao permitir que a classificação reflita melhor as ênfases desejadas nos temas abordados pelos documentos.

III. Este item está igualmente correto. A intercalação pode ser utilizada com auxiliares que têm sinais biterminais, como parênteses ou aspas, que são comuns para categorizar forma, lugar, raça e tempo.

Agora, vejamos as razões para as demais alternativas estarem incorretas:

B. A descrição nesta alternativa está errada ao afirmar que a intercalação subordina um conceito mais geral a uma classe mais específica. Na verdade, a intercalação insere detalhes na classificação principal sem necessariamente alterar a hierarquia de generalidade.

C. Esta alternativa está incorreta porque o item I está correto. A intercalação é especificamente sobre o uso do infixo, e não sobre a flexibilidade do uso como prefixo ou sufixo.

D. A definição de intercalação como um "caso extremo de variação da ordem de citação" não é precisa. O objetivo principal é enriquecer a classificação com detalhes adicionais, não apenas variar a sequência.

E. Esta alternativa está errada ao afirmar que a intercalação pode ser usada com qualquer auxiliar. O uso é restrito a auxiliares com sinais biterminais, o que inclui categorias específicas como forma, lugar, raça e tempo.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Encontra-se no livro de (SOUZA, 2009, p.43-44).

Gab. A

 I. é o emprego de um auxiliar como infixo, e não como prefixo ou sufixo de um número principal. (correto)

2.6.5.1 - Intercalação é o emprego de um auxiliar como um infixo, e não como prefixo ou sufixo desse número

II. tem por objetivo tornar mais útil o arranjo de documentos ou de suas referências quando classificados. (Correto)

2.6.4.3 - A razão deste recurso seria tornar mais útil o arranjo deste documento ou de suas referências quando classificados.

III. só pode ser empregado com auxiliares que possuem sinais biterminais, ou seja, parênteses ou aspas: os auxiliares comuns de forma, lugar, raça e tempo. (Correto)

2.6.5.2 - Esse recurso só pode ser empregado com auxiliares que possuem sinais biterminais, isto é, parênteses ou aspas: os auxiliares de forma, lugar, raça e tempo.

Gabarito: A

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo