Um cone circular reto tem o diâmetro da base medindo 12 cm ...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (6)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
V total = (π.R² . h)/3 = 108π cm 3..... o tronco só poderá ser menor que esse valor , LETRA A.
Para calcular o Tronco : πh/3 x ( R² + Rr + r²) ...mas não temos o r do cone menor.
Joabe para achar o raio menor faz por semelhança de triângulo, depois de achar esse raio pode usar a fórmula V=piH[R²+Rr+r²] ou calcular a diferença de volume entre o cone maior de raio 6 e altura 9 e o cone menor que tem raio 4 e altura 6.
https://www.google.com/search?q=cone+interceptado&client=ubuntu&hs=2ey&channel=fs&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwj4g8yf5aD6AhVTjJUCHY2lDfcQ_AUoAXoECAEQAw#imgrc=l4MptMsz7EGYRM
Usei essa imagem pra ajudar. Com o cone interceptado, são formados dois triângulos. O maior tem altura 9 cm e base 6 cm ( a base dos triângulos é formada pelos seus respectivos raios). O triângulo menor tem altura 6 cm (na questão fala que o plano interceptou o cone e está a 6 cm do vértice) e a base será o raio menor formado pelo corte do plano. Como os colegas mencionaram, tem que fazer semelhança desses triângulos: 9/6 = 6/r (altura do triângulo maior está para altura do menor, assim como a base do maior está para base do menor (que é o raio menor que precisamos achar). Achando o raio menor de 4 cm é só aplicar na fórmula, sem esquecer que o resultado é pi cm³. Se multiplicar o valor de pi vai achar a letra c como resposta.
Calcula por semelhança
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo