Uma máquina elétrica de corrente contínua é constituída de d...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Para o funcionamento do gerador shunt é imprescindível a presença do fluxo magnético residual. Este gera a tensão remanescente, que aplicada ao campo, aumenta a excitação. A máquina vai gerando tensões cada vez maiores a partir do valor remanescente, até atingir a tensão nominal de trabalho. É, portanto, sempre necessário que o campo seja concordante com o campo remanescente para que haja aumento da excitação.
E se fosse um gerador série?
Mesma coisa para o gerador CC série. No momento em que o gerador começar a girar, se não houver fluxo residual (Φr) não tem tensão de armadura (Ea = k* Φr *wm). Essa afirmação vale para ambas máquinas CC.
Gab. D.
Questão estranha pois eu posso fazer com que o gerador não tenha fluxo residual e mesmo assim excitá-lo usando uma fonte externa.
Os geradores com excitação em derivação são capazes de se autoexcitar em condições apropriadamente escolhidas de operação. Sob essas condições, a tensão gerada se elevará de maneira espontânea (constituindo o assim denominado escorvamento, que em geral tem início com a presença de uma pequena quantidade de magnetismo residual na estrutura do campo) atingindo um valor que, em última análise, é determinado pela saturação magnética.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo