A autenticidade de um documento é verificada pelo contexto d...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Devem ser considerados todos os elementos que tem relação direta com sua existência, desde os motivos para sua produção até a sua guarda. Neste caso específico, a custódia é a responsabilidade jurídica atribuída à determinada entidade. Para que seja autêntico, o documento deve provar que sua custódia seguiu todos os ritos necessários, fazendo com que a custódia seja elemento essencial à sua autenticidade.
Gabarito do professor: Errado
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Vejamos;
A autenticidade de um documento é verificada pelo contexto de sua criação e por sua manutenção, sem, contudo, considerar-se sua custódia. (<---ERRADO)
A autenticidade pode ser compreendida como o conjunto de elementos que caracterizam a confiabilidade de um documento. Por isso, para que um documento se torne autêntico necessita ser criado por entidade competente e possuir elementos que garantam sua existência, tais como assinaturas, carimbos, marcas d’água, etc. Esses elementos irão validar o documento demonstrando quem é seu autor e que este assume e concorda com o conteúdo e informações que ali se encontram, concretizando a autenticidade e a veracidade deste instrumento de prova. No entanto, estes elementos podem ser alvos de falsificação, rompendo a integridade e exatidão do documento.
ATÉ MAIS!
"Autenticidade: está ligada ao processo de criação, manutenção e custódia; os documentos são produtos de rotinas processuais que visam ao cumprimento de determinada função, ou consecução de alguma atividade, e são autênticos quando são criados e conservados de acordo com procedimentos regulares que podem ser comprovados, a partir destas rotinas estabelecidas."
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAPvkAB/arquivologia
Custódia: Responsabilidade jurídica de guarda e proteção de arquivos, independente de vínculo de propriedade.
Fonte: Dicionário Arquivistico
Autenticidade – Os documentos são produzidos, recebidos, armazenados e conservados de acordo com procedimentos regulares que podem ser comprovados. Um documento autêntico é aquele que possui o mesmo conteúdo do documento original.
Perceba que não se deve associar autenticidade à veracidade como fazemos usualmente. Um documento autêntico não garante a veracidade de um fato, apenas atesta que o conteúdo do documento está de acordo com o original.
Prof. Felipe Cepkauskas PetrachiniClique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo