Analise as afirmativas abaixo com relação ao modelo dimensi...
Analise as afirmativas abaixo com relação ao modelo dimensional e aplicações de BI, no contexto de tabelas fato e dimensões.
1. No modelo dimensional, dimensões não podem conter referências a outras dimensões diretamente, sob risco de degradação de performance. Junções entre dimensões devem ser realizadas através da tabela fato correspondente.
2. Instruções SQL que realizam junções entre tabelas fato empregando suas chaves estrangeiras não devem ser utilizadas, uma vez que é impossível controlar a cardinalidade do conjunto resultante de tal junção em um banco de dados relacional.
3. Dimensões multivaloradas devem ser acopladas à tabela fato empregando-se uma chave dimensional de grupo associada a uma tabela ponte (bridge table) intermediária com uma linha para cada valor dimensional.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a D: São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
Abordando o modelo dimensional e aplicativos de BI que empregam tabelas fato e dimensões, é importante entender que este modelo é utilizado para facilitar análises rápidas e intuitivas dos dados, tipicamente em sistemas de suporte à decisão, como Business Intelligence (BI).
A afirmativa 1 é incorreta pois, no modelo dimensional, é permitido que dimensões façam referências a outras dimensões quando necessário, apesar de não ser uma prática comum. Junções diretas entre dimensões podem ser úteis em alguns casos, e não necessariamente acarretam em degradação significativa de performance. A recomendação padrão é que junções sejam feitas através de tabelas fato, mas isso não implica que outras conexões sejam proibidas ou sempre prejudiciais.
A afirmativa 2 é correta e trata da complexidade das junções entre tabelas fato. Instruções SQL que realizam junções complexas entre grandes tabelas fato podem ser desafiadoras em termos de performance e controle da cardinalidade do resultado. No entanto, a afirmativa apresenta certo exagero ao dizer que é "impossível controlar a cardinalidade". Na prática, com um bom design de banco de dados e índices adequados, é possível realizar tais junções com um controle aceitável sobre a cardinalidade.
A afirmativa 3 é correta e fala sobre como lidar com dimensões multivaloradas, ou seja, casos em que uma única entrada na tabela fato precisa se referir a múltiplas entradas de uma dimensão. O uso de uma tabela ponte (ou bridge table) é uma técnica comum para resolver esse tipo de situação, permitindo que cada linha na tabela fato se relacione com várias linhas na dimensão, através de chaves dimensionais de grupo.
A compreensão das características e melhores práticas em modelagem de bancos de dados multidimensionais é fundamental para responder corretamente esse tipo de questão. Conhecimentos específicos sobre como estruturar tabelas fato, dimensões e técnicas de junção em consultas SQL são aplicados para resolver a questão proposta.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Eu gostaria de saber, que "noções"' de informática são essas.
gostaria de saber de onde esse examinador tirou essas informações isso sim, fonte nunca foi tão necessária...
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo