Com relação aos requisitos de software, é incorreto afirmar ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a D, que afirma que não fazem parte do escopo dos requisitos as recomendações éticas e legais que os futuros sistemas devem atender. Esta afirmação é incorreta porque as recomendações éticas e legais são, de fato, parte integral dos requisitos de um software. A engenharia de requisitos é a disciplina que se preocupa em levantar, analisar, especificar e validar todos os requisitos de um sistema, e isso inclui requisitos legais e éticos que devem ser seguidos.
Os requisitos legais podem incluir regulamentações específicas do setor que o software atende, como leis de privacidade de dados (e.g., GDPR na Europa, LGPD no Brasil) ou padrões de segurança da informação. A ética no desenvolvimento de software também deve ser considerada, pois pode haver princípios éticos que guiam o uso, a coleta de dados, o respeito à privacidade, entre outros aspectos relacionados à interação do sistema com seus usuários finais.
Para resolver a questão, é necessário compreender a abrangência dos requisitos no desenvolvimento de software, que não se limita apenas ao funcionamento técnico, mas também aos aspectos de conformidade e de boas práticas que permeiam a operação do software dentro de um contexto social e legal.
As demais alternativas estão corretas ao afirmar que os requisitos devem refletir necessidades de capacitação da equipe (A), restrições operacionais do sistema (B), a necessidade de interação com outros sistemas (C) e as consequências da falha em atender requisitos funcionais ou não funcionais (E).
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
e) a falha em cumprir um requisito funcional pode degradar o sistema, porém a falha em cumprir um requisito não funcional pode tornar todo o sistema inútil.
"Muitos requisitos não funcionais dizem respeito ao sistema como um todo, e não a características individuais do sistema. Isso significa que eles são, frequentemente, mais importantes do que os requisitos funcionais individuais. Enquanto que a falha em cumprir um requisito funcional individual pode degradar um sistema, a falha em cumprir um requisito não funcional do sistema pode tornar todo o sistema inútil. Por exemplo, se um sistema de aviação não atender aos seus requisitos de confiabilidade, ele não será atestado como seguro para operação; se um sistema de controle em tempo real falhar em cumprir seus requisitos de desempenho as funções de controle não operarão corretamente"
d-
as recomendações éticas e legais que os futuros sistemas devem atender sao parte dos requisitos nao funcionais. fazem parte da politica de compliance
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo