(Concurso Milagres/2018) “Um surto de diarreia em Maraia...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1798075 Biologia
(Concurso Milagres/2018) “Um surto de diarreia em Maraial, na Zona da Mata Sul, a 133 quilômetros do Recife, acendeu o alerta entre autoridades de saúde que monitoram municípios afetados pelas enchentes que já mataram 52 pessoas e deixaram 157,5 mil sem casa em Pernambuco e Alagoas. Elas temem uma onda de epidemias, como leptospirose e cólera, cujos sintomas levam ao menos uma semana para aparecer (...).” “(...) O temor e a supervisão redobrada das autoridades em relação à manifestação de sintomas de doenças epidêmicas ainda é motivado pelo fato de a cólera ser endêmica na região da Zona da Mata Sul. O bacilo foi controlado somente nos anos 1980 em Cortês, município vizinho a Palmares. Mas, como é resistente, pode voltar a se proliferar em condições ambientais e sanitárias propícias para o contágio, que ocorre principalmente quando há carência de rede de esgoto e de água potável.” (O Estado de S.Paulo. 26/06/2010) É correto afirmar acerca do texto citado na reportagem:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a A.

Justificativa da Alternativa Correta (A): A alternativa A está correta pois o texto cita claramente que a carência de rede de esgoto e de água potável é um fator preponderante para a ocorrência de epidemias como a cólera. A cólera é causada pela bactéria Vibrio cholerae, que se prolifera em condições sanitárias inadequadas. Assim, a ausência de saneamento básico, como a falta de esgoto tratado e de água limpa, favorece a disseminação dessa doença.

Justificativa das Alternativas Incorretas:

B - O sol forte da região provoca epidemia de cólera: Esta opção está incorreta porque a cólera não é causada por fatores climáticos como a exposição ao sol. A transmissão da cólera ocorre através da ingestão de água ou alimentos contaminados pela bactéria Vibrio cholerae.

C - Na região Zona da Mata Sul, relatada no texto, a ausência de sol provoca a epidemia de cólera: Esta alternativa também está incorreta. Novamente, a epidemia de cólera não está relacionada à presença ou ausência de sol, mas sim às condições sanitárias e à qualidade da água disponível para a população.

D - A cólera na região citada no texto é uma epidemia transmitida pelo sol: Esta afirmação é errada. A transmissão da cólera ocorre de maneira fecal-oral, através de água e alimentos contaminados, e não tem qualquer relação com a exposição ao sol.

E - O texto fala que na região Nordeste todas as doenças são transmitidas de humano para humano: Esta alternativa é incorreta e exagerada. Primeiro, o texto não menciona que todas as doenças na região Nordeste são transmitidas de humano para humano. Segundo, a cólera especificamente pode ser transmitida através do contato direto com uma pessoa infectada, mas, principalmente, ocorre por meio da ingestão de água ou alimentos contaminados.

Para responder essa questão corretamente, é essencial entender a relação direta entre saneamento básico e a prevenção de doenças, como a cólera, que são causadas por bactérias presentes em ambientes com condições sanitárias inadequadas. Ao melhorar as condições de saneamento, reduzimos significativamente o risco de surtos de doenças transmissíveis.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

questão de interpretação

Gab. A

A cólera é uma doença bacteriana infecciosa intestinal aguda, transmitida por contaminação fecal-oral direta ou pela ingestão de água ou alimentos contaminados. Frequentemente, a infecção é assintomática ou causa diarreia leve. Pode também se apresentar de forma grave, com diarreia aquosa e profusa, com ou sem vômitos, dor abdominal e cãibras. Quando não tratada prontamente, pode ocorrer desidratação intensa, levando a graves complicações e até mesmo ao óbito. A doença está ligada diretamente ao saneamento básico e à higiene.

A leptospirose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira presente na urina de ratos e outros animais, transmitida ao homem principalmente nas enchentes. Bovinos, suínos e cães também podem adoecer e transmitir a leptospirose ao homem. Para o controle da leptospirose, são necessárias medidas ligadas ao meio ambiente, tais como obras de saneamento básico (abastecimento de água, lixo e esgoto), melhorias nas habitações humanas e o combate aos ratos.

Fontes:

https://www.gov.br/saude

https://bvsms.saude.gov.br

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo