Com relação à ergonomia no trabalho, julgue o item a seguir....

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q996489 Segurança e Saúde no Trabalho

Com relação à ergonomia no trabalho, julgue o item a seguir.


Cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho para avaliar a adaptação dos trabalhadores às características dos postos de trabalho.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é Errado (E).

A questão aborda a ergonomia no trabalho e a responsabilidade sobre a análise ergonômica do trabalho (AET). De acordo com a Norma Regulamentadora 17 (NR-17), que trata da ergonomia no ambiente de trabalho, cabe ao empregador garantir a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, visando proporcionar o máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. No entanto, a realização da AET não é uma responsabilidade exclusiva do empregador.

A responsabilidade do empregador é assegurar que a análise seja feita, mas a elaboração e a implementação devem ser realizadas por um profissional especializado, geralmente um ergonomista ou um técnico com conhecimento específico na área. Este profissional deve considerar diversos fatores, como a organização do trabalho, as condições ambientais, e as exigências das atividades para garantir que o posto de trabalho esteja adaptado às características dos trabalhadores.

Portanto, a afirmativa da questão está incorreta ao sugerir que é responsabilidade direta do empregador realizar a análise por si mesmo, sem mencionar a atuação de profissionais especializados.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Adaptação dos postos de trabalho aos trabalhadores

Gabrito E

17.1.2. Para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho, devendo a mesma abordar, no mínimo, as condições de trabalho, conforme estabelecido nesta Norma Regulamentadora.

A análise ergonômica deverá conter, minimamente, as seguintes etapas:

1. A análise da demanda e do contexto: para situar o problema a ser analisado. 

2. A análise global da empresa: seu grau de evolução técnica, sua posição no mercado, sua situação econômicofinanceira, sua expectativa de crescimento etc.

3. análise da população de trabalhadores: política de pessoal, faixa etária, evolução da pirâmide de idades, rotatividade, antiguidade na função atual e na empresa, tipos de contrato, experiência, categorias profissionais, níveis hierárquicos, características antropométricas, pré-requisitos para contratação, nível de escolaridade e capacitação, estado de saúde, morbidade, mortalidade, absenteísmo etc.

4. Definição das situações de trabalho a serem estudadas:

5. A descrição das tarefas prescritas, das tarefas reais e das atividades desenvolvidas para executá-las.

6. Estabelecimento de um pré-diagnóstico:

7. Observação sistemática da atividade

8. O diagnóstico ou diagnósticos:

9. Validação do diagnóstico:

10. O projeto de modificações/alterações:

11. O cronograma de implementação das modificações/alterações:

12. O acompanhamento das modificações/alterações:

O posto de trabalho que tem que ser adaptado ao trabalhador,e não o trabalhador ao posto de trabalho.

Justamente o contrário:

NR 17

17.1 Esta Norma Regulamentadora visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo