Com relação à ergonomia no trabalho, julgue o item a seguir....
Com relação à ergonomia no trabalho, julgue o item a seguir.
A avaliação da organização do trabalho deve ser realizada
pela psicologia organizacional, por meio de laudo específico,
ao passo que aspectos relacionados a levantamento,
transporte e descarga de materiais e a mobiliário,
equipamentos e condições ambientais do posto de trabalho devem ser abordados por meio de laudo ergonômico.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta para a questão é E - errado.
Vamos explorar o porquê dessa resposta.
Ergonomia é um campo que trata de adaptar o trabalho às características do trabalhador, visando promover o conforto, a segurança e a eficiência durante a execução das tarefas.
Na questão, há uma distinção entre a atuação da psicologia organizacional e a avaliação ergonômica. Segundo o enunciado, a psicologia organizacional seria responsável por avaliar a organização do trabalho, enquanto a ergonomia se dedicaria a aspectos físicos como levantamento, transporte e descarga de materiais, além de mobiliário, equipamentos e condições ambientais.
No entanto, isso está incompleto. A NR-17, que regulamenta a ergonomia no Brasil, abrange tanto aspectos físicos quanto organizacionais e psicossociais do trabalho. Isso significa que a avaliação ergonômica deve considerar não apenas os elementos físicos, mas também a organização do trabalho, pois a ergonomia tem como objetivo uma visão holística das condições de trabalho.
Dessa forma, afirmar que a organização do trabalho é exclusivamente da responsabilidade da psicologia organizacional e não faz parte de um laudo ergonômico é uma abordagem equivocada. A ergonomia integra aspectos físicos e organizacionais em suas análises e recomendações.
Portanto, a alternativa está errada por não reconhecer o escopo completo da ergonomia, que inclui a análise da organização do trabalho dentro do laudo ergonômico.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
JUSTIFICATIVA DA BANCA – ERRADO.
As condições de trabalho incluem a própria organização do trabalho, e, portanto, essa última deve ser abordada também por meio de laudo ergonômico, e não de laudo específico produzido pela psicologia organizacional.
Gabarito: Errado
17.1.1. As condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos e às condições ambientais do posto de trabalho e à própria organização do trabalho.
17.1.2. Para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho, devendo a mesma abordar, no mínimo, as condições de trabalho, conforme estabelecido nesta Norma Regulamentadora.
Fonte: NR17
Não há divisão para a AET, pois abrange tanto aspectos de organização do trabalho quanto levantamento e transporte de materiais.
É importante não confundir organização do trabalho com condições de trabalho. O primeiro apresenta aspectos menos visíveis como modo operatório, normas de produção, enquanto que o segundo apresenta aspectos de maior visibilidade como exemplo: equipamentos mobiliários, levantamento e transporte de materiais.
A norma diz que a AET é responsabilidade do empregador, mas não define quem é o profissional responsável pela elaboração.
Como a profissão de Ergonomista se dá pela especialização latu sensu, são vários profissionais de várias áreas que poderão estar habilitados legalmente a executar esse tipo de avaliação.
JUSTIFICATIVA – ERRADO. As condições de trabalho incluem a própria organização do trabalho, e, portanto, essa última deve ser abordada também por meio de laudo ergonômico, e não de laudo específico produzido pela psicologia organizacional.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo