Com relação à ergonomia no trabalho, julgue o item a seguir....
Com relação à ergonomia no trabalho, julgue o item a seguir.
Situação hipotética: João, durante o exercício do seu
trabalho como gari, fraturou um dos seus membros inferiores
ao cair do caminhão coletor de lixo. Em razão das lesões
sofridas pelo trabalhador por consequência do acidente, a
junta médica concedeu-lhe 30 dias de afastamento do
trabalho para tratamento. Assertiva: Nessa situação,
decorrido o período de afastamento, o gestor imediato de
João não poderá exigir que este exerça suas atividades de
forma plena, mesmo que haja laudo médico que o ateste apto
para o retorno às suas atividades profissionais.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
17.6.3 c) quando do retorno do trabalho, após qualquer tipo de afastamento igual ou superior a 15 (quinze) dias, a exigência de produção deverá permitir um retorno gradativo aos níveis de produção vigentes na época anterior ao afastamento.
O SEGREDO DA QUESTÃO ESTÁ AQUI
Com relação à ergonomia no trabalho, julgue o item a seguir.
RETORNO AO TRABALHO:
ØPARA TRABALHADORES QUE ATUAM NOS EQUIPAMENTOS UTILIZADOS NO PROCESSAMENTO ELETRÔNICO DE DADOS COM TERMINAIS DE VÍDEO: QUANDO DO RETORNO AO TRABALHO, APÓS QUALQUER TIPO DE AFASTAMENTO >= 15 (QUINZE) DIAS, A EXIGÊNCIA DE PRODUÇÃO EM RELAÇÃO AO NÚMERO DE TOQUES DEVERÁ SER INICIADO EM NÍVEIS INFERIORES DO MÁXIMO DE 8000 POR HORA TRABALHADA E SER AMPLIADA PROGRESSIVAMENTE.
ØPARA TRABALHADORES QUE ATUAM EM ATIVIDADES QUE EXIJAM SOBRECARGA MUSCULAR ESTÁTICA OU DINÂMICA DO PESCOÇO, OMBROS, DORSO E MEMBROS SUPERIORES E INFERIORES: QUANDO DO RETORNO DO TRABALHO, APÓS QUALQUER TIPO DE AFASTAMENTO IGUAL OU SUPERIOR A 15 (QUINZE) DIAS, A EXIGÊNCIA DE PRODUÇÃO DEVERÁ PERMITIR UM RETORNO GRADATIVO AOS NÍVEIS DE PRODUÇÃO VIGENTES NA ÉPOCA ANTERIOR AO AFASTAMENTO.
17.6.3. Nas atividades que exijam sobrecarga muscular estática ou dinâmica do pescoço, ombros, dorso e membros superiores e inferiores, e a partir da análise ergonômica do trabalho, deve ser observado o seguinte:
a) para efeito de remuneração e vantagens de qualquer espécie deve levar em consideração as repercussões sobre a saúde dos trabalhadores;
b) devem ser incluídas pausas para descanso;
c) quando do retorno do trabalho, após qualquer tipo de afastamento igual ou superior a 15 (quinze) dias, a exigência de produção deverá permitir um retorno gradativo aos níveis de produção vigentes na época anterior ao afastamento.
@discutindoengenhariacivil
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo