(Concurso Milagres/2018) Sobre a religiosidade africana e ...
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Gabarito comentado
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Na análise das alternativas sobre a religiosidade africana e indígena no Brasil colonial, identificamos a seguinte resposta correta:
Alternativa D: O culto da religiosidade foi uma forma expressiva de resistência cultural dos escravos frente ao processo de aculturação imposto pelo sistema escravocrata. Tal prática demonstrou a capacidade de adaptação e a perseverança na manutenção de suas tradições, mesmo sob o domínio e a repressão colonial.
Os demais itens apresentam equívocos de interpretação histórica:
- A alternativa A sugere uma tolerância que, na prática, era marcada por grande repressão e controle, não refletindo a realidade vivida pelos escravizados.
- A alternativa B ignora registros históricos de práticas de canibalismo em algumas tribos indígenas antes do contato com os europeus.
- A alternativa C é incorreta, pois houve uma intensa troca e influência mútua entre as crenças africanas, indígenas e o catolicismo, originando práticas religiosas sincretizadas.
- A alternativa E não representa a complexidade do processo de sincretismo religioso que envolveu a retenção de elementos africanos mesclados com símbolos do catolicismo, e não a preservação integral das práticas religiosas africanas.
Portanto, a alternativa correta é a D, que reconhece a religiosidade como uma esfera de resistência e afirmação identitária dos povos subjugados pelo colonialismo e pela escravidão.
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Comentários
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Quando os primeiros africanos chegaram o Brasil, tiveram o seu culto religioso proibido pelos portugueses. Para se adaptarem, eles fundamentaram a relação entre os santos católicos e as entidades do candomblé, o que é chamado de sincretismo religioso. Para os seguidores da religião de matriz africana, São Jorge é Ogum; Santa Bárbara, Iansã. Essa relação entre os santos católicos e as entidades do candomblé foi uma forma que os escravos africanos que vieram ao Brasil encontraram para driblar os senhores de engenho e continuar realizando seus rituais sem perseguições. O sincretismo religioso, então, aparece como uma forma de continuar cultuando as suas divindades.
a) Desde que fossem praticados sob a vigilância de feitores ou capitães do mato, os rituais africanos e indígenas foram amplamente tolerados no Brasil colonial.
Errado, como foram tolerados sendo que foram aculturados??
b) No Brasil colonial não existiram tribos com práticas de canibalismo.
Errada, existia sim
c) As crenças africanas e indígenas não foram influenciadas pelos aspectos do catolicismo
Errada, foram influenciadas sim não foram a toa que foram aculturados??
d) O culto da religiosidade consistiu em uma forma de resistência dos escravos ao processo de aculturação imposto pelo sistema escravocrata.
Correta, como falei eles foram aculturados
e) Os africanos no Brasil preservaram todas as características de sua religiosidade ao implantarem e absorverem símbolos do catolicismo.
Errada, preservaram nada
@maurofilho87
Obs.: Acerca da alternativa "E". Ainda que esteja errada como gabarito oficial, acredito que talvez possa ser correta também, pois ainda que outras religiões e cultos fossem proibidos durante esse período, muitos povos, principalmente os africanos, se utilizaram do sincretismo religioso para manter viva sua fé.
Exemplo disso seria a figura de Ogum e São Jorge.
JUSTIFICANDO OS ITENS ERRADOS!
A) Desde que fossem praticados sob a vigilância de feitores ou capitães do mato, os rituais africanos e indígenas foram amplamente tolerados no Brasil colonial.
- Não foram amplamente tolerados,inclusive, um dos objetivos do Governo Geral era,justamente, incentivar o processo CATEQUIZADOR.
B) No Brasil colonial não existiram tribos com práticas de canibalismo.
- Existia. Os Tupinambás praticavam bastante.
- PS: não confundam ANTROPOFAGIA com CANIBALISMO.
C) As crenças africanas e indígenas não foram influenciadas pelos aspectos do catolicismo.
E) Os africanos no Brasil preservaram todas as características de sua religiosidade ao implantarem e absorverem símbolos do catolicismo.
- Foram influenciadas. A Igreja Católica nunca se ergueu em defesa do negro africano, para a Igreja Católica, os negros africanos deveriam pagar com a escravidão, justamente pelo seu PAGANISMO (cultuar outros deuses) e,obviamente, os indígenas também foram influenciados - os padres procuraram proteger os indígenas por meio das missões, porém, destruíram sua cultura e impuseram a fé cristã.
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