(Concurso Milagres/2018) “O país era grande, e a corte des...
Analisando o extrato de texto apresentado, é correto afirmar que:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Analisando o extrato de texto apresentado, podemos compreender que o processo de emancipação política do Brasil em 1822 teve características bastante centralizadoras. A corte, situada no Rio de Janeiro, não levou em consideração as particularidades das diferentes regiões do país, que eram muitas e variadas.
Por conta dessa visão centralizadora, o projeto estabelecido desde o Rio de Janeiro programou um regime centralizador em torno da proposta do Império e, dessa forma, impôs uma unidade nacional. Isso contrasta com algumas das alternativas apresentadas, que sugerem uma atenção às demandas regionais ou socialmente progressistas que, de fato, não foram atendidas naquele momento histórico.
Portanto, a alternativa correta é a C, que afirma que, apesar das condições distintas nas várias partes do país, houve a implementação de um regime centralizador, com foco na manutenção da monarquia e da unidade nacional, o que reflete a realidade do Brasil pós-independência, com sua governança fortemente centrada na figura do monarca e na corte estabelecida na capital.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A) O projeto de emancipação brasileiro não atendeu às necessidades e demandas das diversas regiões, causando insatisfação política e social.
B)Foi mantida a forma monárquica de governo e não a republicana.
C) Correta.
D) O Brasil não manteve sintonia com os demais países da américa, pois todos eles após a independência se tornaram repúblicas. O Brasil foi o único país da América do Sul a ter um governo monárquico.
E) Do latifúndio vinha boa parte do apoio da monarquia, assim o Imperador não ousou alterar a base de sustentação dos latifundiários que era a mão de obra escrava. Tanto é que, com a promulgação da Lei Áurea, surgiram os republicanos do 13 de maio que eram em sua maioria grandes barões prejudicados com a lei que libertava os escravos.
A proclamação na republica só ocorreu em 1889 , foi Proclamada pelo Marechal Deodoro , em 15 de novembro
Por eliminação, gab C. A ideia de centralização política sempre foi uma marca da história do Brasil
Por eliminação dar pra matar essa questão.
#PMPE2023
Rumo a Briosa PMBA !!!!!!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo