Com relação aos equipamentos denominados para-raios, conside...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q630989 Engenharia Elétrica

Com relação aos equipamentos denominados para-raios, considere:

I. Varistores de óxido metálico são dispositivos usualmente empregados como para-raios em subestações e têm a função de limitar as sobretensões de qualquer natureza.

II. Para-raios são instalados distantes dos principais equipamentos das subestações de modo a reduzir a probabilidade de incidência de descargas atmosféricas nesses equipamentos.

III. Para-raios são equipamentos que podem contribuir com a confiabilidade, a economia e a continuidade de serviço dos sistemas elétricos.

Está correto o que consta em

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O pára-raios é um equipamento destinado a proteger o sistema elétrico contra sobretensões transitórias de manobra ou aquelas provenientes de descargas atmosféricas, ou seja, sobretensões de curta-duração. Construtivamente é composto por um resistor não-linear em série com um centelhador. Em pára-raios atuais o centelhador quase sempre inexiste devido ao fato de que os elementos não lineares que compõe os resistores possuem características mais adequadas para esta função.Tipicamente os elementos não lineares são construídos com carboneto de silício e mais recentemente são utilizados os pára-raios a óxidos metálicos, notadamente a óxido de zinco(ZnO).

O para-raios deve se localizar o para-raios o mais próximo possível do equipamento a ser protegido, respeitando as distancias mínimas de segurança. Então em subestações é instalado na entrada da subestação(chegada da linha) e logo antes dos equipamentos a proteger.

Atenciosamente,

Evandro Marques Daniel

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo