O texto considerado faz uma abordagem da temática do drama ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1798095 Geografia

(Concurso Milagres/2018) Considere o seguinte texto que trata dos impactos da seca na economia.

Seca, a velha inimiga

“No Agreste de Pernambuco, Toritama ganhou espaço nas últimas duas décadas ao se consolidar como um dos principais polos de produção de jeans no Brasil, atrás apenas de São Paulo. A seca mudou a paisagem: no lugar de ônibus com turistas em busca de peças, hoje se veem caminhões-pipa a abastecer a população e as confecções, que precisam do insumo para a lavagem desse tecido. Mais de 20 lavanderias fecharam as portas nos últimos dois anos, a produção caiu 60% e os custos aumentaram. Mas a indústria da seca prosperou. Alguns empresários investiram na compra de caminhões-pipa e na logística de distribuição de água. A esperança é de que uma barragem, construída em caráter emergencial pelo governo, possa melhorar a situação. “Se tivermos água a cada 15 dias, que era o normal, poderemos nos organizar”, afirma Edilson Tavares, prefeito da cidade. Um levantamento da Confederação Nacional dos Municípios aponta que, entre 2013 e 2015, a estiagem causou um prejuízo de 103,5 bilhões de reais na região, cifra que tende a crescer, pois a seca continua. Nos próximos meses, principalmente a partir de novembro, quando se inicia o período das chuvas, a atenção estará em São Pedro. Chuvas acima da média serão fundamentais para a região começar a regularizar seus reservatórios. No curto prazo, campanhas de racionalização estão em vigor em várias capitais, enquanto no interior dos estados o drama é mais intenso. O sinal amarelo está aceso. Para João Suassuna, pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco, a crise é resultado da falta de chuvas combinada à de planejamento, gestão e a influências políticas.”

(https://www.cartacapital.com.br/especiais/nordeste /seca-a-velha-inimiga/ acesso em 15 de outubro de 2017).

O texto considerado faz uma abordagem da temática do drama da crise hídrica. Analise as afirmações a seguir e marque a alternativa CORRETA.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: E

A alternativa correta é a E, que afirma que as condições vivenciadas com as secas e as crises hídricas se constituem em desafio para as políticas públicas, que devem implementar formas de gestão sustentável frente às variações climáticas e discutir problemas de distribuição de terras e de renda.

Vamos agora analisar cada uma das alternativas e justificar por que a alternativa E é a correta.

A - Essa afirmativa é incorreta porque atribui a causa da seca e da crise hídrica exclusivamente à condição climática, desconsiderando a importância do planejamento e da gestão pública. O texto menciona a falta de planejamento e gestão como fatores que agravam a crise, mostrando que há sim um papel significativo para as políticas públicas além das medidas emergenciais.

B - A alternativa B é incorreta porque, embora mencione que a logística de distribuição de água durante as secas possa gerar empregos, essa atividade não compensa as perdas significativas nas atividades que dependem diretamente da água, como agricultura e pecuária. O texto menciona que a produção caiu 60% e várias lavanderias fecharam, indicando que os prejuízos são muito grandes e a "indústria da seca" não supera essas perdas.

C - Essa alternativa está errada porque, embora técnicas de previsão dos ciclos de seca sejam importantes, elas não são suficientes por si só para evitar os prejuízos econômicos e sociais. O texto sugere que a crise é resultado de uma combinação de falta de chuvas, falta de planejamento e influências políticas, o que indica a necessidade de medidas mais amplas e integradas.

D - A alternativa D é incorreta porque afirma que houve uma completa superação da "indústria da seca" e da exploração eleitoral, o que não é verdade. O texto menciona que alguns empresários investiram na compra de caminhões-pipa e na logística de distribuição de água, indicando que a "indústria da seca" ainda prospera. Além disso, não há menção a uma autonomia completa da população em relação aos efeitos da estiagem.

E - A alternativa E é a correta porque reconhece que a seca e a crise hídrica são desafios complexos que exigem políticas públicas eficazes e sustentáveis. O texto menciona a necessidade de planejamento, gestão e a importância de considerar não só a variação climática, mas também problemas de distribuição de terras e renda, alinhando-se perfeitamente com a proposta da alternativa.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Por eliminação e extrapolação, gabarito E.

Deu até pena dos gestores da letra A rsrs (contém ironia)

GAB-E

As condições vivenciadas com as secas e as crises hídricas se constituem em desafio para as politicas públicas que devem implementar formas de gestão sustentável frente as variações climáticas e a discussão de problemas de distribuição de terras e de renda.

PAREM DE GASTAR DINHEIRO COM BESTEIRAS E INVISTA EM SEUS ESTUDOS!!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo