As administrações coloniais deixaram uma longa experiência d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q97282 História
A história do Brasil colonial é longa e deixou traços na sociedade
brasileira que continuam atuando, com modificações, na
conformação de comportamentos sociais e culturais do brasileiro.
A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.

As administrações coloniais deixaram uma longa experiência de valorização do poder local, matriz do modelo contemporâneo que confere importante autonomia municipal.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O gabarito para a questão apresentada é C - certo. Esse resultado indica que a afirmação sobre o legado das administrações coloniais brasileiras está correta.

A questão abordou como as práticas administrativas do período colonial se refletiram na estrutura de poder local que temos hoje. Durante o Brasil colonial, o poder local era significativamente valorizado, o que pode ser visto como um precursor do atual modelo de autonomia municipal. Este modelo contemporâneo confere às cidades uma capacidade considerável de autogoverno, influenciando a maneira como políticas e decisões são tomadas em nível local.

É importante destacar que, enquanto muitos traços da administração colonial foram superados ou adaptados ao longo da história, o princípio da valorização do poder local persiste como um aspecto verde escuro relevante da nossa organização política.

Portanto, ao analisarmos o contexto histórico e sua evolução até os dias atuais, percebemos a continuidade da valorização do poder local, que foi estabelecida durante o período colonial brasileiro e que ainda hoje se manifesta na autonomia municipal.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

É bom lembrar que:

Na época do Brasil-Colônia havia os chamados "homens bons".

"Homem bom" é uma expressão que designava, a partir da Idade Média, em Portugal e no Brasil colonial, membros da comunidade aldeã e das vilas que tinham certa relevância social, quer por possuírem propriedades ou outros bens, quer por exercerem ofícios não manuais.

Ser homem bom significava participar das listas de eleitores que escolhiam os membros das câmaras municipais, podendo votar e ser votado.

No Brasil Colônia, um "homem bom" era o proprietário de terra, branco e cristão. Desta categoria excluíam-se os artesãos, mestiços, índios, cristãos-novos, negros, escravos, entre outros.

Sim, pois eram as Câmaras Municipais que exerciam o poder político na Colônia, nos séculos XVI e XVII. Somente no século XVIII o poder das Câmaras Municipais diminuiu em função do governador-geral e dos governadores das capitanias. Contudo, não se pode olvidar a influência desse modelo de administração em nossa matriz contemporânea, tendo em vista a idiossioncrasia de nosso pacto federativo de três entes (União, Estados e Municípios).

Questão correta! um exemplo disso eram as câmeras municipais:

As Câmaras Municipais representam o poder local das vilas no período colonial da história do Brasil. Elas surgiram em função da necessidade da coroa portuguesa em controlar e organizar as cidades e vilas que se desenvolviam no Brasil. Elas eram uma das peças fundamentais da administração colonial, pois a coroa portuguesa encontrava dificuldades para administrar diretamente os municípios e vilas que se desenvolviam.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo