Julgue o item a seguir, de acordo com a Resolução CFC n.º 1....

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3290795 Contabilidade Geral

Julgue o item a seguir, de acordo com a Resolução CFC n.º 1.374/2011, que trata da estrutura conceitual para elaboração e divulgação de relatório contábil-financeiro. 


O enquadramento de um elemento patrimonial na definição de ativo, passivo ou patrimônio líquido é condição suficiente para o seu reconhecimento contábil no balanço patrimonial.  

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Os critérios de reconhecimento geralmente incluem:

  1. Probabilidade de benefícios econômicos futuros (para ativos) ou de saída de recursos que incorporam benefícios econômicos (para passivos): É provável que qualquer benefício econômico futuro associado ao item flua para ou da entidade.
  2. Confiabilidade na mensuração: O custo ou valor do item pode ser mensurado com confiabilidade.

Portanto, mesmo que um elemento se encaixe na definição de um ativo (por exemplo, um direito a receber), ele só será reconhecido no balanço patrimonial se for provável que gere benefícios econômicos futuros para a entidade e se o seu valor puder ser mensurado com confiabilidade.

Da mesma forma, um passivo (por exemplo, uma obrigação presente) só será reconhecido se for provável que resulte em uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos e se o seu valor puder ser mensurado com confiabilidade.

A simples definição de um elemento como ativo, passivo ou patrimônio líquido não garante automaticamente o seu reconhecimento contábil. Os critérios de reconhecimento adicionais são essenciais para assegurar que as demonstrações financeiras apresentem informações relevantes e representacionais.

Errado, pois dependendo do caso você pode colocar o mesmo em notas explicativas sem a necessidade de coloca-lo no BP.

ERRADO

Não é uma condição suficiente.

Exemplo: Você tem um noote avaliado em R$ 4.000,00 para a venda, porém, durante uma mudança, o noote caiu e quebrou. Agora ele não funciona mais e não pode ser vendido.

O computador ainda é um ativo?

Antes do dano: Sim, era um ativo, tinha valor e poderia gerar benefício (venda).

Depois do dano: Não deve mais ser reconhecido como ativo no balanço, porque ele não vai gerar benefício econômico futuro e não tem mais valor de mercado.

tive o mesmo vislumbre que o colega fabio henrique uma provisao so e reconhecida quando for certeira e mesmo assim ela nao e divulgada assim como o ativo contingente que nao e mensurado

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo