Com relação às lesões internas observadas nos enforcament...
I. O osso hióide é formado pela fusão de 6 pontos de ossificação e a que mais demora a ocorrer é entre o seu corno maior e o corpo do osso, podendo, mesmo, não acontecer até a senilidade.
II. A ausência de hemorragia nos focos de fratura do osso hióide comprova que houve suspensão de cadáver para simular suicídio por enforcamento.
III. Um estudo prospectivo feito com número significativo de casos de enforcamento mostrou que as fraturas do osso hióide são mais frequentes que as dos cornos da cartilagem tireóide.
Assinale:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito para os não assinantes: Letra C.
Aquele tipo de questão que ninguém vai estudar o assunto, todos irão chutar, e somente os que nasceram com aquilo virado para a lua irão acertar. É a vida.
Se a três tá correta a dois está errada, não dá pra inferir e a um é a descrição do osso.
I - Ponto importante ressaltado no livro de Hygino Hercules. É importante para não confundir ausência de calcificação com eventual fratura;
II - Ausência de hemorragia pode até atestar ter acontecido fratura em morte, mas não necessariamente que houve alguma suspensão do cadáver. Outros processos podem fraturar essa estrutura após morte.
III - Fraturas do osso hioide são, sim, mais frequentes que fraturas de cartilagem tireoide em enforcados. Em termos anatômicos e estatísticos, é tema pacificado.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo