Regras internacionais determinam a notificação imediata e ob...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2009 Banca: FUNCAB Órgão: IDARON Prova: FUNCAB - 2009 - IDARON - Médico veterinário |
Q2881295 Veterinária

Regras internacionais determinam a notificação imediata e obrigatória de enfermidades transmissíveis de grande poder de difusão e de especial gravidade e que possam estender-se para além das fronteiras nacionais, produzindo consequências socioeconômicas ou sanitárias graves, interferindo no comércio internacional de animais e de seus produtos. Assinale a alternativa que inclui as enfermidades de notificação obrigatória, segundo a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE):

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a Alternativa C.

Essa questão aborda a importância das regras internacionais para a notificação de enfermidades transmissíveis. Segundo a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), algumas doenças possuem um alto potencial de difusão e gravidade, podendo impactar diretamente o comércio internacional e a economia de um país. Entender quais doenças são de notificação obrigatória é crucial para profissionais envolvidos na vigilância veterinária e sanitária.

Alternativa C: Esta alternativa listou doenças que são efetivamente de notificação obrigatória segundo a OIE, como a febre aftosa, pleuropneumonia contagiosa bovina, peste dos pequenos ruminantes, peste suína clássica e a doença de Newcastle. Todas elas têm um alto potencial de disseminação e impacto socioeconômico, justificando a obrigatoriedade de sua notificação.

Alternativa A: Inclui algumas doenças que não são obrigatoriamente notificáveis segundo a OIE, como a cisticercose e a mastite estafilocócica, que são importantes, mas não têm a mesma abrangência internacional em termos de impacto para o comércio.

Alternativa B: Contém doenças como o botulismo e a leishmaniose, que, embora sejam significativas para a saúde animal e humana, não são prioritárias para notificação obrigatória no contexto da vigilância internacional.

Alternativa D: Embora liste a peste suína clássica e a influenza aviária de alta patogenicidade, que são notificáveis, também inclui doenças como enterotoxemia e carbúnculo sintomático, que não têm a mesma classificação pela OIE em termos de notificação obrigatória.

Alternativa E: Menciona doenças como a tripanosomíase equina e listeriose, que não são classificadas como de notificação obrigatória pela OIE, além de outros problemas que não têm o mesmo impacto internacional.

Compreender quais doenças são de notificação obrigatória segundo a OIE ajuda na preparação dos alunos para concursos públicos, especialmente na área de Vigilância Veterinária, garantindo que estejam prontos para lidar com desafios globais na saúde animal.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo