As Normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas...
As Normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) existem para transmitir uma informação pesquisada de forma padronizada para que ela seja de fácil compreensão por qualquer pesquisador do mundo. Segundo essas regras, um trabalho se divide em três partes: elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.
Três dos elementos da primeira parte (pré-textuais) são:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre as Normas da ABNT, que são essenciais para a formatação de trabalhos acadêmicos. A pergunta foca nos elementos pré-textuais, que compõem a primeira parte de um trabalho acadêmico.
**Tema Central:** As Normas da ABNT estabelecem um padrão para a estruturação de trabalhos, dividindo-os em elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Esse conhecimento é vital em concursos na área de comunicação social, já que é frequentemente exigido que o candidato saiba identificar corretamente essas seções.
Resumo Teórico: Os elementos pré-textuais são aqueles que aparecem antes do conteúdo principal do texto, como a capa, folha de rosto, resumo, entre outros. Segundo a ABNT (NBR 14724), esses elementos preparam o leitor e fornecem informações iniciais sobre o texto.
Alternativa Correta: A alternativa D - lombada, epígrafe e dedicatória é a correta. Esses são elementos que aparecem no início de um trabalho acadêmico, antes do conteúdo textual propriamente dito. A lombada se refere à parte do livro ou trabalho que é visível quando encadernado e normalmente contém informações básicas como o título e o autor. A epígrafe é uma citação ou frase que aparece antes do texto principal, oferecendo uma introdução temática. A dedicatória é uma mensagem breve onde o autor dedica o trabalho a alguém de especial consideração.
Análise das Alternativas Incorretas:
- A - apêndice, agradecimento e resumo em língua estrangeira: O apêndice faz parte dos elementos pós-textuais, e o resumo em língua estrangeira também pode ser considerado pós-textual, dependendo do contexto.
- B - capa, apêndice e errata: A capa é um elemento pré-textual, mas o apêndice e a errata são considerados elementos pós-textuais.
- C - introdução, desenvolvimento e conclusão: Estas são as partes do conteúdo textual do trabalho, que corresponde ao corpo principal do texto.
- E - referências, anexos e glossário: Todos estes são elementos pós-textuais, normalmente localizados após o texto principal.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
De acordo com as definições na ABNT NBR 6029:
Elementos pré-textuais são elementos que antecedem o texto com informações que ajudam na sua identificação e utilização. (Ex.: Capa, Folha de rosto, Dedicatória...)
Elementos textuais fazem parte do trabalho em que é exposta a matéria. (Introdução, Desenvolvimento e Conclusão)
Elementos pós-textuais são elementos que complementam o trabalho. (Ex.: Glossário, Apêndice, Anexo...)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo