Leia o trecho a seguir sobre o conceito de Indústria Cultura...
Indústria cultural é uma expressão usada por Adorno e Horkheimer em substituição à _____. Ela busca indicar um sistema de produção, transmissão e consumo cultural promovido pelos _____, os quais impõem uma padronização e uma organização dos gostos do público. À primeira vista, as necessidades dos indivíduos parecem ser atendidas, mas, na verdade, eles são inseridos em um círculo de manipulação que atende à lógica do sistema _____. Além disso, a indústria cultural fornece um ar de similitude a todos os bens que, padronizados, servem para “satisfazer” às demandas. Com esse modo industrial de produção cultural, objetos são construídos por meio de uma marca de serialização-padronização-divisão do trabalho. Assim, a racionalidade técnica, supervalorizada na sociedade, promove a transformação da cultura em _____ e, consequentemente, dissolve e degrada o seu papel e o seu traço _____. (CORDEIRO et al, 2017. Adaptado)
Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do trecho acima.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: C - cultura de massa – meios de comunicação de massa – capitalista – mercadoria – crítico.
O tema central da questão é o conceito de Indústria Cultural, desenvolvido por Theodor Adorno e Max Horkheimer. Esse conceito é fundamental para entender a crítica à produção e ao consumo cultural na sociedade contemporânea, onde a cultura é tratada como mercadoria e padronizada para atender aos interesses do sistema capitalista.
A questão exige o conhecimento das características e críticas feitas por Adorno e Horkheimer sobre como a cultura é produzida e consumida. Eles argumentam que a Indústria Cultural transforma produtos culturais em mercadorias padronizadas, que aparentam atender às necessidades dos indivíduos, mas na realidade, servem para perpetuar a lógica do sistema econômico dominante.
Justificativa da Alternativa Correta:
A alternativa C é a correta porque preenche de forma adequada as lacunas com os termos que melhor refletem o conceito de Indústria Cultural:
- cultura de massa: Substitui a expressão original de Adorno e Horkheimer, pois reflete a produção em larga escala e a padronização das manifestações culturais.
- meios de comunicação de massa: São os veículos que promovem e propagam essa cultura de massa, como televisão, rádio e internet.
- capitalista: Refere-se ao sistema econômico que guia a lógica da produção e do consumo na Indústria Cultural.
- mercadoria: Indica que a cultura é tratada como um produto comercializável.
- crítico: Refere-se ao papel original e essencial da cultura, que é refletido e degradado pela Indústria Cultural.
Análise das Alternativas Incorretas:
- A - indústria de massa – aparelhos ideológicos do Estado – autoritário – diversão – identitário: Os termos “aparelhos ideológicos do Estado” e “autoritário” não se encaixam, pois a crítica ao sistema é mais voltada ao capitalismo do que a um controle estatal direto.
- B - comunicação de massa – provedores de internet – democrático – alienação – artístico: “Democrático” e “artístico” não refletem a crítica ao capitalismo e à padronização da cultura; além disso, “provedores de internet” é muito específico e moderno para o contexto original da teoria.
- D - massificação da cultura – canais estatais de televisão – estatizante – entretenimento – alienante: Novamente, a menção a “canais estatais” e “estatizante” desvia do foco crítico ao capitalismo.
- E - massificação da comunicação – governos autoritários – ditatoriais – produto – mercadológico: “Governos autoritários” e “ditatoriais” não correspondem ao enfoque de Adorno e Horkheimer sobre a Indústria Cultural.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Cultura de massas é o termo utilizado para definir as produções culturais criadas pelo povo, com base em costumes e hábitos regionais que marcam determinado grupo social. É uma distinção em relação à cultura erudita, produzida pelas elites sociais.
Indústria cultural, por sua vez, é a ideia de que a criação de produtos culturais segue a estrutura de produção capitalista, ou seja, tem como objetivo a geração de lucros para grandes grupos empresariais e a manutenção de determinados ideais e estruturas sociais.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo