Leia o trecho abaixo, que integra o artigo “Jornalismo, mídi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2250309 Jornalismo
Leia o trecho abaixo, que integra o artigo “Jornalismo, mídia e tecnologia: tendências e previsões para 2023”, publicado recentemente pelo Instituto Reuters em parceria com a Universidade de Oxford.
“Em 2022, os avanços extraordinários da inteligência artificial (IA) revelaram oportunidades (e desafios) imediatos para o jornalismo. A IA está finalmente dando à mídia a oportunidade de oferecer informações e formatos mais pessoais e pode ajudar a lidar com a fragmentação do canal e a sobrecarga de informações. Mas essas novas tecnologias também trarão consigo questões existenciais e éticas, juntamente com mais deepfakes, pornografia falsa e outras alterações. (...) Debates sobre automação no jornalismo não são fáceis. Muitos dão as boas-vindas à possibilidade de resolver certas tarefas não jornalísticas com mais eficiência, mas, ao mesmo tempo, temem que o conteúdo produzido de forma barata e semiautomatizada possa minar a confiança e tornar as notícias ainda menos valiosas. Um de nossos entrevistados, que trabalha para uma empresa líder em jornalismo de qualidade, afirma que, nessas circunstâncias, a seleção humana de conteúdo torna-se um diferencial ainda mais relevante.” 
A partir da leitura é possível concluir que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão com atenção e entender por que a alternativa B é a correta.

Alternativa B: O uso da IA no Jornalismo enseja debates e pode trazer tanto vantagens quanto riscos.

Essa alternativa é a correta porque reflete exatamente o que o trecho menciona sobre a inteligência artificial (IA) no jornalismo. O texto destaca que os avanços da IA apresentam tanto oportunidades, como oferecer informações mais personalizadas, quanto desafios, como questões éticas e a proliferação de deepfakes. Essa dualidade de vantagens e riscos é o cerne do argumento apresentado no trecho.

Vamos agora entender por que as outras alternativas estão incorretas:

Alternativa A: O conteúdo produzido por IA de forma barata e semiautomatizada ainda é de baixa qualidade e facilmente percebido pelo leitor, dispensando a curadoria humana.

Esta alternativa está incorreta porque o texto não afirma que o conteúdo produzido por IA é necessariamente de baixa qualidade ou facilmente percebido. Pelo contrário, menciona que a seleção humana de conteúdo torna-se um diferencial importante, sugerindo que a curadoria humana ainda é relevante para garantir a qualidade e a confiabilidade das informações.

Alternativa C: A IA e o Jornalismo são atividades incompatíveis e, portanto, sua aproximação deve ser evitada em todas as etapas de produção e divulgação.

Esta alternativa está incorreta porque o texto não sugere que a IA e o Jornalismo são incompatíveis. Pelo contrário, menciona que a IA oferece oportunidades para o jornalismo, apesar dos desafios que traz. Portanto, há um reconhecimento de que a IA pode ser integrada ao jornalismo de forma benéfica, desde que os desafios sejam gerenciados.

Alternativa D: O uso da IA no Jornalismo ocasionará obrigatoriamente a proliferação de deepfakes e diminuição da credibilidade dos veículos jornalísticos.

Esta alternativa está incorreta porque o texto não afirma que a IA causará "obrigatoriamente" a proliferação de deepfakes ou a diminuição da credibilidade. Ele menciona que esses são riscos potenciais, mas também fala sobre as oportunidades que a IA pode trazer. A ideia de obrigatoriedade ou inevitabilidade não está presente no trecho.

Alternativa E: O uso da IA no jornalismo ainda é uma realidade distante das empresas jornalísticas tradicionais, ficando restritas às start-ups.

Esta alternativa está incorreta porque o texto não sugere que o uso da IA está restrito apenas às start-ups. Pelo contrário, menciona que empresas líderes em jornalismo de qualidade também estão envolvidas com IA, indicando que essa tecnologia está sendo adotada por organizações jornalísticas estabelecidas.

Portanto, a alternativa B é a mais adequada, pois resume corretamente a discussão apresentada no trecho sobre o uso da IA no jornalismo, mostrando que há tanto vantagens quanto riscos envolvidos.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: alternativa "B"

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo