A primeira fase da televisão no Brasil, que se caracteriza p...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é B - elitista.
A questão aborda a primeira fase da televisão no Brasil, que é um período marcado pelas características iniciais da programação televisiva no país. Esse período é conhecido por sua improvisação, a veiculação da primeira telenovela e pelo telejornalismo do "Repórter Esso". Para responder corretamente à questão, é necessário compreender um pouco sobre a história da televisão brasileira, especificamente os anos iniciais da década de 1950.
Durante essa fase, os programas eram, em sua maioria, realizados ao vivo e com grande dose de improviso. A televisão ainda estava se consolidando como um meio de comunicação, e o público-alvo principal era a elite, devido ao alto custo dos aparelhos de TV. Portanto, essa fase inicial é frequentemente denominada "elitista". A produção de conteúdo, incluindo as primeiras telenovelas e jornais televisivos, visava um público restrito que podia arcar com o luxo de ter uma televisão em casa.
Vamos analisar as alternativas incorretas para esclarecer melhor:
A - Populista: A alternativa "populista" não se aplica à primeira fase da televisão no Brasil. O termo "populista" geralmente se refere a uma forma de comunicação ou governança que busca o apoio das massas populares, o que não era o foco nesse período inicial da TV brasileira.
C - Do desenvolvimento tecnológico: Embora o desenvolvimento tecnológico seja uma característica importante da evolução da televisão, essa não é a principal característica da fase inicial. A primeira fase é marcada mais pela improvisação e pelo caráter elitista do seu público.
D - Da globalização: A globalização se refere à crescente interdependência e integração global, principalmente a partir das últimas décadas do século XX. Na primeira fase da televisão brasileira, a globalização ainda não era uma característica relevante.
E - Da internacionalização: Similar à globalização, a internacionalização refere-se à expansão das fronteiras nacionais, o que também não é uma característica marcante da primeira fase da televisão no Brasil. A televisão brasileira estava ainda em um estágio muito inicial e voltado para um público interno:
Portanto, a alternativa que melhor define essa fase inicial da televisão brasileira é B - elitista, devido ao público restrito e ao caráter improvisado das produções.
Espero que essa explicação tenha ajudado a compreender melhor o contexto da questão e a justificativa para a alternativa correta.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
No início das transmissões de TV o público que tinha acesso eram os mais ricos - daí, letra B - elitistas.
Pessoas se reuniam em praças públicas para assistirem à TV, pois não tinham dinheiro para comprar o aparelho. E aí, a prefeitura (ou alguma associação talvez) disponibilizava o equipamento.
Eu já presenciei essa cena, quando criança, em uma pequena cidade do interior do RJ. Sim, sou velho.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo