Os solos como se apresentam e que recobrem a superfície da ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1800048 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Os solos como se apresentam e que recobrem a superfície da Terra são, em última análise, resultante de uma fonte primária: as rochas existentes na litosfera. Sobre o intemperismo analise as afirmações a seguir, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso. Em seguida, responda o que se pede.
( ) São elas que, ao se decompor, fornecem o material do qual os solos se originam. ( ) Ao se examinar um barranco de estrada, o solo que se vê pode ter sido formado diretamente do substrato rochoso a ele subjacente ou não e, naquele caso, pode-se dizer que a rocha subjacente constitui o material de origem desse solo. ( ) O material de origem é definido por Jenny (1941) como estágio inicial do sistema solo, evitando assim fazer referência ao substrato abaixo do solo, que pode ou não constituir seu material de origem. ( ) As rochas, quando próximas ou à superfície da Terra, ficam expostas a um ambiente completamente igual daquele onde se formaram e sem influencias ambientais. ( ) Ao conjunto de processos decorrentes da atividade climática e biológica sobre as rochas, alternando sua estrutura e composição, dá-se o nome de material de origem.
O preenchimento CORRETO dos parênteses está na alternativa.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Oi, tudo bem?

Gabarito: B

Bons estudos!

-Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!

(V) São elas que, ao se decompor, fornecem o material do qual os solos se originam.

Basicamente, os solos formam-se a partir do processo de decomposição das rochas de origem, chamadas de rochas mãe.

Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/formacao-dos-solos.htm

(V) Ao se examinar um barranco de estrada, o solo que se vê pode ter sido formado diretamente do substrato rochoso a ele subjacente ou não e, naquele caso, pode-se dizer que a rocha subjacente constitui o material de origem desse solo.

O material de origem do solo pode ser a rocha que se encontra imediatamente abaixo dele (solos residuais ou autóctones) ou material transportado de outros locais (solos alóctones). Perceba que é mais correto referir-se a material de origem do que a rocha-mãe ou rocha-matriz, já que nem sempre o solo origina-se diretamente da rocha (pode formar-se a partir da deposição de sedimentos, acúmulo de matéria orgânica ou até de outros solos).

Fonte: Estratégia Concursos (PDF).

(...)

(...)

(V) O material de origem é definido por Jenny (1941) como estágio inicial do sistema solo, evitando assim fazer referência ao substrato abaixo do solo, que pode ou não constituir seu material de origem.

Os fatores de formação do solo foram elencados pelo cientista russo Dokuchaev em 1883 e são comumente expressos na forma da famosa equação proposta por Jenny em 1941:

Solo = f(clima, organismos, material de origem, relevo, tempo)

Nesse modelo, o solo é tido como função da atuação do clima e dos organismos sobre determinado material de origem em dada condição de relevo ao longo do tempo.

O material de origem do solo pode ser a rocha que se encontra imediatamente abaixo dele (solos residuais ou autóctones) ou material transportado de outros locais (solos alóctones). Perceba que é mais correto referir-se a material de origem do que a rocha-mãe ou rocha-matriz, já que nem sempre o solo origina-se diretamente da rocha (pode formar-se a partir da deposição de sedimentos, acúmulo de matéria orgânica ou até de outros solos).

Fonte: Estratégia Concursos (PDF).

(F) As rochas, quando próximas ou à superfície da Terra, ficam expostas a um ambiente completamente igual daquele onde se formaram e sem influencias ambientais.

Quando expostas à superfície do planeta, as rochas se encontram sob condições muito diferentes daquelas nas quais se formaram. As condições reinantes na atmosfera levam à quebra e alteração das rochas por agentes químicos, físicos e biológicos, processo que recebe o nome de intemperismo.

Fonte: Estratégia Concursos (PDF).

(F) Ao conjunto de processos decorrentes da atividade climática e biológica sobre as rochas, alternando sua estrutura e composição, dá-se o nome de material de origem.

O material de origem do solo pode ser a rocha que se encontra imediatamente abaixo dele (solos residuais ou autóctones) ou material transportado de outros locais (solos alóctones)¹.

As condições reinantes na atmosfera levam à quebra e alteração das rochas por agentes químicos, físicos e biológicos, processo que recebe o nome de intemperismo¹,ou seja, "conjunto de processos decorrentes da atividade climática e biológica sobre as rochas, alternando sua estrutura e composição".

¹Fonte: Estratégia Concursos (PDF).

Gabarito: B.

I. A maioria dos solos vem da decomposição das rochas

II. O solo pode ter sido formado da rocha abaixo dele (solo autóctone), mas também pode ter vindo de outro local (solo alóctone) ou ter sido formado pelo acúmulo de matéria orgânica em casos muito específicos.

III. O solo pode ter sido formado da rocha abaixo dele (solo autóctone), mas também pode ter vindo de outro local (solo alóctone) ou ter sido formado pelo acúmulo de matéria orgânica em casos muito específicos

IV. As rochas expostas à superfície estão em condições completamente diferentes das condições que foram formadas (alta pressão e alta temperatura), o que, juntamente aos fatores ambientais desestabiliza sua estrutura e facilita a decomposição pelos processos de intemperismo

V. O processo de alteração das rochas pela atividade climática e biológica é chamado de intemperismo

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo