Com relação à pontuação e às categorias semânticas em uso no...
Texto 15A2-I
Em uma linha de estudos, um dos fatores apontados frequentemente como possível solução para a diminuição da demanda nos tribunais diz respeito aos mecanismos de resolução alternativa de conflitos. O relatório Fazendo com que a justiça conte: medindo e aprimorando o desempenho do Judiciário no Brasil, produzido pelo Banco Mundial, já apontava em 2004 a maior difusão do instituto da conciliação como uma possível solução para a excessiva sobrecarga de processos na justiça estadual. Segundo o relatório, tal medida poderia ser um importante mecanismo de diminuição das demandas hoje paralisadas no Poder Judiciário estadual.
Ribeiro (2008), em análise acerca do acesso ao sistema judiciário no Brasil, destaca o papel do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como órgão encarregado de desenvolver ações que visem à redução da morosidade processual e à simplificação dos procedimentos judiciais. A autora destaca dentre os projetos desenvolvidos pelo CNJ a ênfase nos procedimentos alternativos de justiça, entre os quais figura o instituto da conciliação.
Em mesmo sentido, Veronese (2007) realizou análise da evolução de experiências alternativas de resolução de conflitos, descrevendo os projetos e as questões políticas implicadas nesse fenômeno. Segundo o autor, apesar do consenso de que o Brasil se insere em um contexto de tradição jurídica formalista, ocorre atualmente um movimento descrito como “permeabilidade às novas referências institucionais para a solução dos conflitos e ao discurso de intervenção social” (2007, p. 19), agenda que, segundo Veronese, vem-se desenvolvendo de modo célere no Brasil. Um exemplo citado por ele diz respeito à realização do Dia Nacional da Conciliação, evento promovido pelo CNJ com o intuito de difundir nos tribunais a cultura da realização de acordos entre os litigantes com vistas a extinguir demandas judiciárias.
Renato Máximo Sátiro e Marcos de Moraes Sousa. Determinantes quantitativos do desempenho judicial: fatores associados à produtividade dos tribunais de justiça. In: Revista Direito GV, v. 7, n.º 1, 2021, p. 8-9 (com adaptações).
Com relação à pontuação e às categorias semânticas em uso no texto 15A2-I, julgue o item subsecutivo.
Poderiam ser corretamente isolados entre vírgulas os trechos
“como uma possível solução para a excessiva sobrecarga de
processos na justiça estadual” (primeiro parágrafo) e “como
‘permeabilidade às novas referências institucionais para a
solução dos conflitos e ao discurso de intervenção social’
(2007, p. 19)” (último parágrafo), os quais têm valor
comparativo nos períodos em que ocorrem.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (27)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: E
“como uma possível solução para a excessiva sobrecarga de processos na justiça estadual”. Segundo...
Levei em consideração que o enunciado não pediu alteração das letras maiúsculas pela minúsculas.
Na segunda ocorrência, se o enunciado pedisse para acrescentar o sinal de dois pontos logo depois de "como", ao meu ver, ficaria correto. Mas isolando os trechos com as virgulas, os tornam errados!
SERTÃO!!!
GABARITO ERRADO
Não se separa por vírgula verbo e seus complementos.
No segundo caso, "um movimento descrito como permeabilidade..." Não tem como colocar vírgula depois de descrito, pois quebra a continuidade da frase.
O primeiro caso: se fosse ENTRE VÍRGULAS, ok. Mas o enunciado não faz a adaptação da letra maiúscula para minúscula, entrelaçando as duas frases, então fica errado.
CONFIA. DEUS É CONTIGO!
PERSISTA!
JOSUÉ 1:9
Sabendo que o "Como" do 2⁰ parágrafo é explicativo, já mata a questão.
GAB: ERRÔNEO
Além dos erros já apontados pelos outros colegas, há de se dizer ainda que no primeiro parágrafo não poderia ser feito o isolamento por vírgulas, haja vista que não se pode haver vírgula antes de ponto final.
Não há comparação em lugar algum, nada está sendo comparado a outra coisa em nenhuma das sentenças apresentadas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo