Por ser um conjunto de documentos produzidos e acumulados po...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q244065 Arquivologia
Acerca dos documentos de arquivo, julgue os itens que se seguem.

Por ser um conjunto de documentos produzidos e acumulados por instituições ou pessoas, os documentos de arquivo são inter-relacionados e sua gestão deve contemplar o conjunto, e não o item documental isoladamente.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Os documentos de arquivo possuem a característica da inter-relação. Diferentemente dos documentos de biblioteca e de museu, que podem ser estudados como peças isoladas, um documento de arquivo somente possui sentido quando inserido e estudado em seu conjunto.
Em outras palavras, o arquivo funciona como um quebra-cabeças, e para se compreender a informação em sua completude, é necessário considerar o conjunto inteiro. Sendo assim, todos os trabalhos em arquivos devem considerar o conjunto como um todo, e não os documentos isolados. Claro, há algumas exceções, como os trabalhos de restauração, por exemplo.

Gabarito do professor: Certo

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Conforme Marilena Leite Paes: “ Aquele que, produzido e/ou recebido por uma instituição pública ou privada, no exercício de suas atividades, constitua elementos de prova ou de sua informação”
Alguém pode explicar esta questão. Achei um pouco confusa.
Obrigada
QUESTÃO CORRETA.

Um documento arquivístico possui os seguintes elementos:

MACETE: ANO INTERU.

AUTENTICIDADE = a criação de um documento arquivístico é relacionada a uma escala de procedimentos técnicoadministrativos para cumprir uma determinada função. Se a produção do documento estiver relacionada a estas rotinas, ficará fácil de comprovar a autenticidade do documento. Por isso que o documento de arquivo é autêntico, pois ele é elaborado para uma missão, independentemente se o conteúdo for verídico ou não;

NATURALIDADE = o arquivo não é um órgão colecionador, mas acumulador. Os documentos são acumulados naturalmente, em conformidade com as atividades da pessoa física ou jurídica. Este acúmulo é progressivo e contínuo. Lembram-se da pasta do aluno de mestrado, com os documentos que foram criados para o seu ingresso? Esta pasta ficará na faculdade e, ao longo do curso, novos documentos serão criados e inseridos nesta unidade de arquivamento;

ORGANICIDADE = os documentos arquivísticos estão intimamente ligados às atividades da pessoa física ou jurídica que os produziu. Desta forma, o espelho da estrutura, organização ou das atividades da pessoa física ou jurídica está na documentação acumulada para fins específicos;

INTER-RELACIONAMENTO = os documentos são ligados no decorrer do trâmite e são intimamente ligados entre si.Dispersar uma parte deste acervo torna a compreensão deles muito difícil, pois há um elo relacionado à razão de um documento ter sido criado, à capacidade de cumprir um objetivo específico e à autenticidade da documentação. Eles não são considerados de forma isolada, mas sempre em conjunto. Se dividirmos a pasta do aluno do mestrado em  várias partes, cada uma delas será incompreensível, pois a ligação entre os documentos é importante para compreendermos a vida acadêmica dele e o cumprimento de vários objetivos;

UNICIDADE = o arquivo não admite exemplares múltiplos, pois cada documento é criado ou recebido para cumprir uma missão específica por uma pessoa física ou jurídica. Cada documento possui um lugar único ao grupo o qual pertence. Existem as possibilidades de trabalharmos com vias ou cópias. As vias são documentos originais, endereçados para vários destinatários; as cópias são exemplares similares a um documento original. Porém tomemos cuidado! As vias são documentos originais, enquanto as cópias não são. Além disso, as cópias não podem ser utilizadas de forma indiscriminada, pois elas também possuem um lugar único no grupo documental.

FONTE: Prof. Roselene Candida.
Diferença entre biblioteca e arquivo:

Na biblioteca aplica-se o conceito de unidades isoladas. Nos arquivos deve-se preservar a documentação referente a uma atividade, como um conjunto e não como unidades isoladas.
Questão certa.

Complementando o comentario dos colegas.

Uma das características básicas do arquivo é o Caráter orgânico que liga o documento aos outros do mesmo conjunto. Um documento, destacado de seu conjunto, do todo à que pertence, significa muito menos do que quando em conjunto.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo