Decorridas 36 horas da extração do dente 27, paciente com 33...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q26316 Odontologia
Decorridas 36 horas da extração do dente 27, paciente com 33 anos de idade, sexo feminino, retorna ao consultório odontológico com queixa de dor intensa e contínua na região da intervenção cirúrgica. A paciente queixa-se de odor fétido e relata ser fumante. Clinicamente, observa-se hiperemia na mucosa que circunda a ferida. Não há supuração e as paredes do alvéolo apresentam coloração acinzentada. O diagnóstico e plano de tratamento, respectivamente,
Imagem 020.jpg
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Alveolite Seca: e um alveolite aberta, sem coágulo c/ paredes ósseas expostas,dolorosas,tecido gengival pocu infiltrado,muito doloroso sobretudo nas bordas.É uma lesão q por falta imediata ou por desaparecimento prematurodo coágulo, o alvéolo fica aberto o qual entra em contato c/ a cavidade bucal c/ suas paredes ósseas desprotegidase suas bordas gengivais separadas.Suas paredes ósseas apresentam cor acinzentada,a dor é irradiada, ocorre 2 a 3 dias após a cirurgia e seu tratamento consiste na:

  -limpeza do alvéolo,
-aplicação de uma pasta de OZE
-aplicação de anestesico tópico
-colocação de gaze
Alveolite Seca: geralmente o alvéolo encontra-se vazio ou com restos alimentares, não há supuração. Seria um distúrbio entre  o estágio de formação do tecido de granulação e o desenvolvimento de tecido conjuntivo jovem.
Preconiza-se como tratamento: conduta local: anestesia infiltrativa ou troncular; irrigação com soro fisiológico; curetagem leve; não se sutura; curativo com pasta de óxido de zinco e eugenol, Alveosan, Alvogyl, Alveolitenm etc...; troca do curativo nas próximas 72 horas (de 24/24h). conduta sistêmica: uso de analgésico.

Alveolite Úmida: O alvéolo encontra-se parcialmente preenchido pelo coágulo em  decomposição, podendo-se encontrar corpos estranhos dentro do alvéolo. Seria causada pela perda ou decomposição do coágulo antes da formação do tecido de granulação. 
Preconiza-se como tratamento: conduta local: anestesia infiltrativa ou troncular; curetagem para remoção de restos de coágulo necrosado e corpos estranhos; sem irrigação ou pouca; preenchimento do alvéolo com sangue e posterior sutura OU preenchimento do alvéolo com pasta medicamentosa, sem sutura. Conduta sistêmica: analgésicos, antiinflamatórios. 

Alveolite é a complicação pós-operatória mais comum, caracterizada por DOR NA FERIDA CIRURGICA.

ALVEOLITE SECA:

geralmente o alvéolo encontra-se vazio ou com restos alimentares, não há supuração (alvéolo vazio).

Geralmente acontece de 2 a 3 dias após a extração.

Seria um distúrbio entre o estágio de formação do tecido de granulação e o desenvolvimento de tecido conjuntivo jovem.

TRATAMENTO

Anestesia infiltrativa ou troncular; irrigação com soro fisiológico; curetagem leve; não se sutura; curativo com pasta de óxido de zinco e eugenol, Alveosan, Alvogyl, Alveolitenm etc...; troca do curativo nas próximas 72 horas (de 24/24h). conduta sistêmica: uso de analgésico.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo