No texto, foram usados "rebocar", "traduzindo" e "feita". R...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1883040 Português
Nas primeiras décadas da Colônia Blumenau, as construções tinham características comuns as encontradas em determinadas regiões da atual Alemanha. A tipologia feita com estrutura de madeira encaixada com fechamento de tijolos aparentes não significa que não existia mais capital para "rebocar" a edificação. Os tijolos são os mesmos usados nas construções ou arquitetura Backstein Expressionimus, que, traduzindo do alemão, significa "Arquitetura Expressionista", feita com tijolos, ou expressionismo em ladrilho - arquitetura características do Norte da Alemanha, de onde é oriunda essa forma de construir. Os novos ricos da região do Vale do Itajaí, do início do século XX, e que já adotavam o novo estilo internacional Art Deco e o eclético, rebocavam suas casas urbanas (em enxaimel) e alguns no interior da colônia, criando a falsa afirmativa de que essas edificações eram tipicamente rurais e não urbanas. A Colônia Blumenau teve, em todo o seu território, a presença de edificações construídas com a técnica enxaimel trazida pelos primeiros imigrantes no final do século XIX e início do século XX.


(Fonte: Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais de Blumenau / Arquivo Histórico José Ferreira da Silva / Acervo iconográfico - Fundo Memória da Cidade - Blumenau - Arquitetura - cla: 5.7.49b / Wittmann, Angelina, Revista História Catarina, p.22-4). Disponível em: 0 ttps://www.blumenau.sc.gov.br/secretarias/fundacao-cultural/fcblu/memaoria-digital-enxaimel10. Acesso em 06/dez/2021.[adaptado]
No texto, foram usados "rebocar", "traduzindo" e "feita". Respectiva e corretamente, são as formas nominais:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Formas verbais:

  • infinitivo: terminados em ar, ir, er
  • gerúndio (expressa processo, continuidade): terminados em ndo, indo
  • particípio (expressa ação encerrada): terminados em do, ido

Quanto a ''B'', alguém para explicar?

Fiquei na "B" também. Porque o vocábulo, feita, não seria particípio irregular? Qconcurso estamos necessitando de comentário dos PROFESSORES, principalmente nas questões de PORTUGUÊS.

Pessoal, sobre a letra B, acredito que o erro reside no termo ''gerundismo'', pois gerúndio e gerundismo são elementos distintos que não devem ser confundidos. O primeiro faz referência à forma nominal, o segundo é considerado um vício de linguagem.

Gerúndio: palavra derivada do latim gerundium, é empregada para denominar uma forma nominal e invariável do verbo, podendo ter valor correspondente de um advérbio ou de um adjetivo.

Gerundismo: gerundismo é considerado um vício de linguagem, um modismo que utiliza de maneira inadequada a forma nominal gerúndio

Ps.: não sou a melhor pessoa para explicar questões de português, visto que ainda tenho um pouco de dificuldade, mas como não há comentários acerca da dúvida, tentei ajudar. Caso haja alguma outra explicação (talvez correta), deixem aqui.

Bons estudos!

D

Pq não o B? Pq o verbo "rebocar" está no infinitivo impessoal, pois possui o mesmo sujeito da oração anterior: Capital (que não existia mais capital)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo