"O caráter despótico da dominação era bastante claro nas seg...
- Sobre os elementos da hierarquia social e política dos Incas, é correto afirmar, EXCETO:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (8)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A citação que descreve as palavras do Inca Atahualpa a Pizarro revela a magnitude do poder que o soberano Inca acreditava possuir. Esta fala reflete o caráter despótico da dominação Inca, onde o Inca era visto como um líder supremo com controle absoluto sobre o seu território e súditos, a ponto de declarar que nem um pássaro poderia voar ou uma folha se mover sem sua permissão.
Analisando as alternativas sobre a hierarquia social e política dos Incas, identificamos que:
- A - A autocracia teocrática e hereditária ocupava os postos mais elevados, o que é correto.
- B - O Inca era o soberano supremo, considerado como uma divindade e o poder era hereditário, também correto.
- C - A assertiva incorreta é a que afirma que os altos nobres e dignitários possuíam independência jurídica, política e econômica. Na realidade, o Inca detinha o poder de vida e morte sobre todos os seus súditos, sem exceções.
- D - A divindade do Inca era sustentada por mecanismos complexos, inclusive com a criação de narrativas históricas distintas para diferentes classes, o que é verdadeiro.
- E - O governo do Inca era apoiado por uma poderosa burocracia hereditária, tanto administrativa quanto militar, com educação especializada, o que está correto.
Portanto, a resposta incorreta é a alternativa C, pois ela sugere um grau de independência para os altos nobres e dignitários que não existia no contexto da sociedade Inca.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Oi!
Gabarito: C
Bons estudos!
-Quanto MAIOR forem os seus estudos, MENORES são as chances de cair no fracasso.
Gabarito C.
O caráter despótico da dominação está bastante claro nas seguintes palavras que o inca Atahualpa dirigiu ao conquistador Pizarro: "No meu reino, nenhum pássaro voa nem folha alguma se move, se esta não for minha vontade". Nos postos mais elevados da hierarquia social e política, encontramos uma autocracia teocrática hereditária. O Inca, soberano supremo, é ao mesmo tempo uma divindade e transmite o poder a seus filhos. Na presença dele humilham-se até os mais altos e nobres dignatários, obrigados a apresentarem-se descalços, curvados e carregando um peso nas costas. Os direitos de vida e morte sobre seus súditos são absolutos, qualquer que seja o nível social deles.
POMER, Léon. Os Incas. In: História da América Hispano-Indígena. São Paulo, Global, 1983. pp. 32-34.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo