Considere o esquema abaixo proposto para diagnóstico laborat...
Considere o esquema abaixo proposto para diagnóstico laboratorial do ZIKAV por técnicas de isolamento, RTPCR e sorologia (IgM/IgG).
A partir dos dados do esquema e dos conhecimentos sobre o assunto, analise as assertivas sobre diagnósticos laboratoriais referentes a essa virose de interesse epidemiológico.
I - A imunocromatografia é uma detecção qualitativa e diferencia as imunoglobulinas IgG e IgM nos resultados, porque, quando presentes na amostra de sangue do paciente, se ligam aos antígenos recombinantes (1, 2, 3 e 4) do envelope viral, formando um complexo antígeno-anticorpo, que vai migrar ou “correr” pela fita por capilaridade e, então, serão capturados por anti-IgG e anti-IgM humanos imobilizados em duas áreas distintas, desenvolvendo cor na faixa do IgG, IgM ou em ambas.
II - O DNA é uma molécula de fita dupla formada por nucleotídeos básicos: guanina (G), citosina (C), timina (T), uracila (U) e adenina (A); sendo que a guanina interage com a uracila e a timina com a adenina. In vivo, para que haja a replicação do DNA, essa molécula deverá se separar, porque deverá permitir que nucleotídeos novos emparelhem com cada uma das fitas de DNA separadas.
III - A PCR envolve ciclos múltiplos de um processo que pode ser dividido nas etapas de denaturação, anelamento de oligonucleotídeos do tipo primers à sequência molde de DNA, extensão do primer ao longo da sequência alvo de DNA e formação de novas fitas duplas de DNA.
IV - A técnica de RT- PCR permite estudar a expressão de um gene específico porque só haverá cDNA para ser amplificado, se houver um RNAm que corresponda à expressão do gene responsável pela transcrição deste RNAm.
Estão corretas as assertivas