O volume de reserva inspiratório é definido como a quantida...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1883065 Fisioterapia
O volume de reserva inspiratório é definido como a quantidade máxima de ar que consegue ser mobilizado do pulmão em uma inspiração. Da mesma forma, há o volume de reserva expiratório, que define a quantidade máxima de ar mobilizado durante uma expiração. Além disso, há o volume corrente, que define a quantidade de ar mobilizado no pulmão durante um ciclo respiratório e o volume residual, que é o ar que permanece no pulmão mesmo em funcionamento, sem conseguir ser mobilizado.

Assinale a alternativa que define corretamente os componentes da capacidade inspiratória pulmonar:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: E - Volume de reserva inspiratório + volume corrente.

Para compreender a questão abordada, é fundamental entender alguns conceitos chave sobre os volumes e capacidades pulmonares. Esses conceitos são essenciais para a prática da fisioterapia respiratória e o entendimento das funções do sistema respiratório.

O volume de reserva inspiratório é a quantidade máxima de ar que pode ser inspirada após uma inspiração normal. Já o volume corrente refere-se ao volume de ar que entra e sai do pulmão durante a respiração normal, sem esforço extra.

A capacidade inspiratória é definida como a soma desses dois volumes: volume de reserva inspiratório + volume corrente. Por isso, a alternativa E é a correta, pois descreve precisamente essa combinação.

Vamos analisar as alternativas incorretas:

A - Volume de reserva expiratório + volume corrente: Esta combinação define outra capacidade, não a capacidade inspiratória. O volume de reserva expiratório está relacionado à capacidade expiratória, não inspiratória.

B - Volume de reserva expiratório + volume residual: Essa combinação não é uma definição de qualquer capacidade inspiratória ou expiratória. O volume residual é o ar que permanece nos pulmões após uma expiração forçada máxima.

C - Volume corrente + volume residual: Esta combinação não corresponde a nenhuma capacidade funcional específica relacionada à inspiração ou expiração.

D - Volume de reserva inspiratório + volume residual: Embora inclua o volume de reserva inspiratório, a presença do volume residual não define a capacidade inspiratória.

Portanto, a única alternativa que descreve corretamente a capacidade inspiratória é a E.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Melhor olhar o gráfico. Só assim p acertar a questão

gab E

https://www.google.com/search?q=volume+de+reserva+inspirat%C3%B3rio+&tbm=isch&ved=2ahUKEwjI0p-E5bj6AhW3N7kGHf_-AOQQ2-cCegQIABAA&oq=volume+de+reserva+inspirat%C3%B3rio+&gs_lcp=CgNpbWcQAzIECAAQHjIGCAAQHhAHMgYIABAeEAcyBggAEB4QBzIGCAAQHhAHMgYIABAeEAcyBggAEB4QBzIGCAAQHhAHMgYIABAeEAcyBggAEB4QB1CtC1itC2DjD2gAcAB4AIABmwaIAZsGkgEDNi0xmAEAoAEBqgELZ3dzLXdpei1pbWfAAQE&sclient=img&ei=r-w0Y4i_Grfv5OUP__2DoA4&rlz=1C1CHZN_pt-BRBR1017BR1017#imgrc=tG2g7vcblMl2UM

CAPACIDADE INSPIRATORIA: CI=VC+VRI

CAPACIDADE RESIDUAL FUNCIONAL: CRF= VRE+VR

CAPACIDADE VITAL: CV= VRI +VC+VRE

CAPACIDADE PULMONAR TOTAL: CPT= CV(VRI+VC+VRE) +VR

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo