"No século XVI, os Estados afirmam-se como grandes coleto...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1800269 História
"No século XVI, os Estados afirmam-se como grandes coletores e redistribuidores de rendimentos; apoderam-se, e por meio do imposto, da venda de cargos, das rendas, dos confiscos e de uma enorme parte dos diversos ’produtos nacionais’. Esta múltipla penhora é eficaz dado que os orçamentos flutuam por junto sobre a conjuntura e seguem a maré dos preços. O desenvolvimento dos Estados está assim diretamente ligado à vida econômica [...] Querendo-o ou não, são os maiores empreendedores do século."Braudel, Fernand. O Mediterrâneo e o Mundo Mediterrânico na época de Felipe II. Lisboa, Martins Fontes, 1983. (Adaptado).
- Sobre a formação e desenvolvimento dos Estados Nacionais Modernos é correto afirmar:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

No decorrer da Idade Média, a figura política do rei era bem distante daquela que usualmente costumamos imaginar. O poder local dos senhores feudais não se submetia a um conjunto de leis impostas pela autoridade real. Quando muito, um rei poderia ter influência política sobre os nobres que recebiam parte das terras de suas propriedades. No entanto, o reaquecimento das atividades comerciais, na Baixa idade Média, transformou a importância política dos reis. A autoridade monárquica se estendeu por todo um território definido por limites, traços culturais e linguísticos que perfilavam a formação de um Estado Nacional. Para tanto, foi preciso superar os obstáculos impostos pelo particularismo e universalismo político que marcaram toda a Idade Média. O universalismo manifestava-se na ampla autoridade da Igreja, constituindo a posse sobre grandes extensões de terra e a imposição de leis e tributos próprios. Já o particularismo desenvolveu-se nos costumes políticos locais enraizados nos feudos e nas cidades comerciais. Fonte: https://m.brasilescola.uol.com.br/historiag/estados-nacionais.htm

O Qconcursos últimamente tá gostando de quadruplicar questões, né?

Oi!

Gabarito: A

Bons estudos!

-Você nunca sai perdendo quando ganha CONHECIMENTO!

''com os reis eliminando ou enfraquecendo os poderes locais e o poder supranacional da Igreja Católica;'' Não marquei o A por causa dessa parte. No absolutismo o rei não se alia a igreja catolica? Como a questão fala sobre a enfraquecimento supranacional da igreja catolica?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo