Relativamente à última reforma ortográfica da língua portug...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2381632 Português
TEXTO:
Mercosul e União Europeia dizem que estão
“engajados” em concluir acordo comercial

      O Mercosul e a União Europeia divulgaram uma nota conjunta nesta quinta-feira (7) destacando que estão “engajados” para concluir o acordo comercial entre os blocos “rapidamente”. O acordo é negociado há mais de 20 anos. O comunicado foi divulgado durante a 63ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados, realizada no Rio de Janeiro.

       “A UE e o Mercosul estão engajados em discussões construtivas com vistas a finalizar as questões pendentes no âmbito do Acordo de Associação”, diz a nota. Na semana passada, o presidente da França, Emmanuel Macron, disse ser "completamente contra" o acordo comercial.

        “É um acordo comercial antiquado que desmantela tarifas. Nos últimos anos, esses acordos foram bastante melhorados”, afirmou Macron durante sua participação na COP28, em Dubai. Apesar do posicionamento do líder francês, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que não desistirá do acordo. Para Lula, a França é um país "protecionista", mas a União Europeia tem uma visão diferente.

     Na nota conjunta, os blocos destacaram que nos últimos meses foram registrados “avanços consideráveis” nas discussões. “As negociações prosseguem com a ambição de concluir o processo e alcançar um acordo que seja mutuamente benéfico para ambas as regiões e que atenda às demandas e aspirações das respectivas sociedades”, diz o comunicado.

      A União Europeia e o Mercosul afirmaram ainda que esperam fechar “rapidamente” o acordo comercial. “Com base nos avanços efetuados até a presente data nas negociações, ambas as partes esperam alcançar rapidamente um acordo que corresponda à natureza estratégica dos laços que as vinculam e à contribuição crucial que podem oferecer para enfrentar os desafios globais em áreas como o desenvolvimento sustentável, a redução das desigualdades e o multilateralismo”, concluíram.


Fonte consultada em 20/12/2023:
https://www.gazetadopovo.com.br/economia/mercosul-euniao-europeia-dizem-que-estao-engajados-em-concluiracordo-comercial/
Relativamente à última reforma ortográfica da língua portuguesa, ocorrida no ano de 2009, observe as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.

I - Na expressão “União Europeia”, a segunda palavra perdeu o acento agudo, como também ocorre com os vocábulos assembleia e ideia.

II - Se no texto o autor utilizasse a expressão “comércio intra-bloco”, a uso do hífen seria obrigatório.

III - No primeiro parágrafo, o uso de aspas pode ser corretamente substituído pelo uso de travessões, por possuírem a função de dar destaque às palavras envolvidas.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O prefixo intra-, após a reforma ortográfica, passou a ser separado do segundo elemento por hífen somente nos casos em que este inicia por "a" ou "h".

Caso o segundo elemento inicie com a consoante "s" ou "r", é necessário dobrá-la, sem usar hífen. Nos demais casos, não devemos usar o hífen. Acompanhe os exemplos.

Exemplos com hífen:

intra-abdominal

intra-arterial

intra-articular

intra-hepático

intra-hospitalar

Exemplos sem hífen:

intracelular

intracerebral

intracraniano

intradérmico

intrabloco

GAB; LETRA E

I - Na expressão “União Europeia”, a segunda palavra perdeu o acento agudo, como também ocorre com os vocábulos assembleia e ideia. Verdadeiro: De acordo com o texto, a palavra "União Europeia" não possui mais acento agudo na segunda palavra, seguindo as regras da reforma ortográfica.

II - Se no texto o autor utilizasse a expressão “comércio intra-bloco”, o uso do hífen seria obrigatório. Falso:

Não haveria necessidade de hífen na expressão "comércio intrabloco", já que, com a reforma ortográfica, a tendência é eliminar o hífen em casos como este.O prefixo intra-, após a reforma ortográfica, passou a ser separado do segundo elemento por hífen somente nos casos em que este inicia por "a" ou "h".

III - No primeiro parágrafo, o uso de aspas pode ser corretamente substituído pelo uso de travessões, por possuírem a função de dar destaque às palavras envolvidas.Falso:

No texto, o uso de aspas está adequado, pois elas são utilizadas para destacar o conteúdo da nota conjunta divulgada pelo Mercosul e União Europeia. Já a substituição por travessões alteraria o sentindo das aspas.

Gabarito: letra E.

I -  Na expressão “União Europeia”, a segunda palavra perdeu o acento agudo, como também ocorre com os vocábulos assembleia e ideia. CORRETA, NÃO SE ACENTUAM AS PARAOXÍTONAS FORMADAS PELOS DITONGOS ORAIS ABERTOS -EI E -OI, EXEMPLOS: BOLEIA, JIBOIA, GELEIA.

II - Se no texto o autor utilizasse a expressão “comércio intra-bloco”, o uso do hífen seria obrigatório. ERRADA, NAS PALAVRAS COM O PREFIXO INTRA QUE ANTECEDEM PALAVRAS INICIADAS COM H OU COM LETRA IDÊNTICA À QUE ENCERRA ESSES ELEMENTOS É QUE DEVERÁ SER EMPREGADO O HÍFEN.

III - No primeiro parágrafo, o uso de aspas pode ser corretamente substituído pelo uso de travessões, por possuírem a função de dar destaque às palavras envolvidas. ERRADA, POIS O USO DO TRAVESSÃO MUDARIA O SENTIDO DO TEXTO.

Item E

Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração. (Romanos 12:12)

FAMÍLIA, ATENÇÃO!!

"UNIÃO EUROPEIA" PERDEU O ACENTO PELO NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO

NÃO SE ACENTUAM GRAFICAMENTE OS DITONGOS REPRESENTADOS POR -ÉI, -ÓI, ÉU DA SÍLABA TÔNICA DAS PAROXÍTONAS.

JIBOIA, BOIA, IDEIA, ETC.

#PMMG 2024

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo