Relativamente à última reforma ortográfica da língua portug...
I - Na expressão “União Europeia”, a segunda palavra perdeu o acento agudo, como também ocorre com os vocábulos assembleia e ideia.
II - Se no texto o autor utilizasse a expressão “comércio intra-bloco”, a uso do hífen seria obrigatório.
III - No primeiro parágrafo, o uso de aspas pode ser corretamente substituído pelo uso de travessões, por possuírem a função de dar destaque às palavras envolvidas.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O prefixo intra-, após a reforma ortográfica, passou a ser separado do segundo elemento por hífen somente nos casos em que este inicia por "a" ou "h".
Caso o segundo elemento inicie com a consoante "s" ou "r", é necessário dobrá-la, sem usar hífen. Nos demais casos, não devemos usar o hífen. Acompanhe os exemplos.
Exemplos com hífen:
intra-abdominal
intra-arterial
intra-articular
intra-hepático
intra-hospitalar
Exemplos sem hífen:
intracelular
intracerebral
intracraniano
intradérmico
intrabloco
GAB; LETRA E
I - Na expressão “União Europeia”, a segunda palavra perdeu o acento agudo, como também ocorre com os vocábulos assembleia e ideia. Verdadeiro: De acordo com o texto, a palavra "União Europeia" não possui mais acento agudo na segunda palavra, seguindo as regras da reforma ortográfica.
II - Se no texto o autor utilizasse a expressão “comércio intra-bloco”, o uso do hífen seria obrigatório. Falso:
Não haveria necessidade de hífen na expressão "comércio intrabloco", já que, com a reforma ortográfica, a tendência é eliminar o hífen em casos como este.O prefixo intra-, após a reforma ortográfica, passou a ser separado do segundo elemento por hífen somente nos casos em que este inicia por "a" ou "h".
III - No primeiro parágrafo, o uso de aspas pode ser corretamente substituído pelo uso de travessões, por possuírem a função de dar destaque às palavras envolvidas.Falso:
No texto, o uso de aspas está adequado, pois elas são utilizadas para destacar o conteúdo da nota conjunta divulgada pelo Mercosul e União Europeia. Já a substituição por travessões alteraria o sentindo das aspas.
Gabarito: letra E.
I - Na expressão “União Europeia”, a segunda palavra perdeu o acento agudo, como também ocorre com os vocábulos assembleia e ideia. CORRETA, NÃO SE ACENTUAM AS PARAOXÍTONAS FORMADAS PELOS DITONGOS ORAIS ABERTOS -EI E -OI, EXEMPLOS: BOLEIA, JIBOIA, GELEIA.
II - Se no texto o autor utilizasse a expressão “comércio intra-bloco”, o uso do hífen seria obrigatório. ERRADA, NAS PALAVRAS COM O PREFIXO INTRA QUE ANTECEDEM PALAVRAS INICIADAS COM H OU COM LETRA IDÊNTICA À QUE ENCERRA ESSES ELEMENTOS É QUE DEVERÁ SER EMPREGADO O HÍFEN.
III - No primeiro parágrafo, o uso de aspas pode ser corretamente substituído pelo uso de travessões, por possuírem a função de dar destaque às palavras envolvidas. ERRADA, POIS O USO DO TRAVESSÃO MUDARIA O SENTIDO DO TEXTO.
Item E
Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração. (Romanos 12:12)
FAMÍLIA, ATENÇÃO!!
"UNIÃO EUROPEIA" PERDEU O ACENTO PELO NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO
NÃO SE ACENTUAM GRAFICAMENTE OS DITONGOS REPRESENTADOS POR -ÉI, -ÓI, ÉU DA SÍLABA TÔNICA DAS PAROXÍTONAS.
JIBOIA, BOIA, IDEIA, ETC.
#PMMG 2024
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo