"[...] O caminho marítimo, esse, não tem que pagar todos ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1800270 História
"[...] O caminho marítimo, esse, não tem que pagar todos esses impostos, e os portugueses podem vende-las mais baratas. As pessoas bem informadas dão-se conta disso, outras não podem acreditar na notícia, e outras pessoas pensam que o rei de Portugal não poderá conservar por muito tempo esse caminho e este comércio com Calicute, pois [...] as perdas serão maiores que os lucros."Priuli, "Diários", 1499. In: Freitas, Gustavo de. 900 Textos e Documentos de História. Lisboa, Platano Editorial, s/d. (Adaptado)
- Sobre a expansão marítima e comercial europeia dos séculos XV - XVI é correto afirmar:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O trecho em destaque faz referência direta ao contexto da expansão marítima e comercial europeia dos séculos XV e XVI. Esta expansão foi uma empresa monumental organizada e dirigida pelos Estados Nacionais Modernos, cujo caráter era essencialmente mercantilista. Essa fase é marcada pela busca de novas rotas de comércio e a consequente formação de impérios coloniais, o que foi decisivo na acumulação primitiva de capitais na Europa Ocidental e estabeleceu as bases para o desenvolvimento do sistema capitalista moderno.

A afirmação de Priuli destaca a competitividade econômica trazida pelo novo caminho marítimo para as Índias, sublinhando o fato de que os produtos trazidos pelo caminho marítimo português não estavam sujeitos aos mesmos impostos que os produtos que chegavam por rotas terrestres, permitindo que fossem vendidos a preços mais baixos. Esta observação ilumina uma das dinâmicas centrais da expansão marítima: a busca por rotas comerciais que reduzissem custos e aumentassem os lucros.

Dessa forma, a alternativa B é a correta, pois afirma que a expansão marítima foi uma realização dos Estados Nacionais Modernos, com objetivos mercantis e que desempenhou um papel fundamental na acumulação de capitais na Europa Ocidental. As outras alternativas não refletem adequadamente o caráter e as consequências da expansão marítima europeia deste período.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A partir do século XV, sob a liderança de portugueses e espanhóis, os europeus começam um processo de intensa globalização, a chamada Expansão Marítima. Este fato também ficou conhecido como as Grandes Navegações e tinha como principais objetivos: a obtenção de riquezas (atividades comerciais) tanto pela exploração da terra (minerais e vegetais) quanto pela submissão de outros seres humanos ao trabalho escravo (indígenas e africanos), pela pretensão de expansão territorial, pela difusão do cristianismo (catolicismo) para outras civilizações e também pelo desejo de aventura e pela tentativa de superar os perigos do mar (real e imaginário). Sendo assim, preconizaremos nossa análise no desejo de aventura e superação dos perigos do mar. Será que no momento das Grandes Navegações os europeus acreditavam realmente que o planeta Terra tinha o formato de um quadrado? E que nos mares existiam monstros tenebrosos?

Oi!

Gabarito: B

Bons estudos!

-Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!

a) Tratou-se de um grande empreendimento realizado pela Igreja Católica que contava com o apoio do Estado Monárquico, ambos preocupados com o crescimento acelerado do Protestantismo e do Islamismo;

Errada, não foi realizado pela igreja

b) Realizou-se como empresa marítima organizada e dirigida pelos Estados Nacionais Modernos, com caráter principalmente mercantil, tendo papel decisivo na acumulação primitiva de capitais na Europa Ocidental;

Correta

c) Teve como objetivo a conquista e a afirmação de mercados fornecedores de matéria-prima e consumidores para a indústria. Nessa direção, os países pioneiros de expansão marítima desse período organizaram movimentos

abolicionistas, o que liberava a mão de obra escrava nas colônias;

Errada, falar que portugal foi abolicionista é de doer né?!

d) Enquanto peça do Mercantilismo, prática econômica da acumulação de capitais, a expansão marítima e comercial europeia dos séculos XV-XVI, articulava os interesses do Estado com a classe trabalhadora da nascente indústria;

Errada,indústria é só depois

e) A expansão marítima e comercial europeia dos séculos XV-XVI contou com o pioneirismo português que, através do apoio de cidades italianas como Gênova e Veneza, conseguiu fortalecer as antigas rotas comerciais mediterrânicas com o Oriente, o que se constituiu em grande impulso para a acumulação de capitais e a industrialização.

Errada, indústria mais na frente

Questão pesada hein, alternativas com pontos de erros bem específicos.

Mas lembrando.

Pioneirismo marítimo era de Portugal

Industrialização veio somente no período moderno e a pioneira foi inglaterra

Tinha a alta acumulação de capitais

Exploração da colônia

Nada de abolição de escravatura, acentuação na verdade

GAB B

APMBB

A) Tratou-se de um grande empreendimento realizado pela Igreja Católica que contava com o apoio do Estado Monárquico, ambos preocupados com o crescimento acelerado do Protestantismo e do Islamismo; ITEM ERRADO!

  • Na verdade, foi ideia da burguesia (a burguesia queria melhora na área comercial - sem feudos cobrando várias taxas/impostos sem unificação), logo, era viável a expansão comercial.
  • PS: a própria Igreja Católica não concordava, a mesma chamava o ato de "usura".

B) Realizou-se como empresa marítima organizada e dirigida pelos Estados Nacionais Modernos, com caráter principalmente mercantil, tendo papel decisivo na acumulação primitiva de capitais na Europa Ocidental; ITEM CORRETO!

  • NÃO ESQUEÇA: a expansão marítima atendia o mercantilismo e o colonialismo.

C)Teve como objetivo a conquista e a afirmação de mercados fornecedores de matéria-prima e consumidores para a indústria. Nessa direção, os países pioneiros de expansão marítima desse período organizaram movimentos abolicionistas, o que liberava a mão de obra escrava nas colônias; ITEM ERRADO!

  • A Revolução Industrial é bem posterior ao contexto citado.

D) Enquanto peça do Mercantilismo, prática econômica da acumulação de capitais, a expansão marítima e comercial europeia dos séculos XV-XVI, articulava os interesses do Estado com a classe trabalhadora da nascente indústria; ITEM ERRADO!

  • O mercantilismo ainda NÃO é o acúmulo de capitais. Agora, se fosse acúmulo de capitais seria capitalismo,o qual se desenvolveu a partir do mercantilismo.
  • PS: A Revolução Industrial é bem posterior ao contexto citado.

E) A expansão marítima e comercial europeia dos séculos XV-XVI contou com o pioneirismo português que, através do apoio de cidades italianas como Gênova e Veneza, conseguiu fortalecer as antigas rotas comerciais mediterrânicas com o Oriente, o que se constituiu em grande impulso para a acumulação de capitais e a industrialização.ITEM ERRADO!

  • Gênova dominou o comércio mediterrâneo nos séculos anteriores à descoberta da América.Ademais,as grandes navegações atlânticas foram estimuladas pela busca de novas rotas para as Índias e para o Oriente, VISANDO COMBATER o monopólio das CIDADES ITALIANAS e as dificuldades impostas pelos Otomanos.
  • PS: A Revolução Industrial é bem posterior ao contexto citado.
  • Como já foi dito, foi o pontapé para a acumulação de capitais, mas foi de forma PRIMITIVA, o capitalismo foi desenvolvido depois.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo